Generali divulga inquérito sobre ações sustentáveis das PME europeias

  • ECO Seguros
  • 11 Julho 2022

O grupo Generali antecipou resultados de um inquérito à adoção de planos de ação ESG e anunciou a segunda edição do SME EnterPRIZE, em que participarão empresas portuguesas.

Os responsáveis de pequenas e médias empresas (PME) europeias que afirmam ter implementado um plano para conduzir a sua atividade de modo social e ambientalmente mais sustentável aumentaram, mas duplicou o número daqueles que não contam pôr em prática qualquer plano de sustentabilidade, esta uma das principais conclusões do inquérito realizado junto de 1.000 PME em toda a Europa, numa iniciativa conjunta da Generali e da Universidade Bocconi.

Cerca de 25% dos sócios e gestores de PME inquiridos disseram ter já colocado em marcha um plano de ação de responsabilidade ambiental, social e corporativa (ESG), quando há dois anos apenas 14% dos interrogados declararam estar a desenvolver um plano nesse sentido. Contudo, se há dois anos 20% dos entrevistados afirmaram não dispor de qualquer plano de sustentabilidade, agora foram 40% a responder nesse sentido.

Isto apesar dos resultados do inquérito indicarem que a implementação de uma estratégia de negócios ambiental e socialmente sustentada se traduz numa maior satisfação do cliente, em ganhos de reputação, mais eficiência e ainda maior participação no mercado.

Os resultados do inquérito apontam ainda para o fato das PME reclamarem o acesso a financiamento sustentável, incentivos públicos e uma maior promoção da procura de produtos e serviços sustentáveis.

Para Philippe Donnet, CEO do grupo Generali, “o inquérito mostra haver uma forte propensão para a adoção de boas práticas ambientais e sociais. Os setores segurador e financeiro podem apoiar esta tendência proporcionando melhor acesso ao financiamento dirigido a iniciativas sustentáveis, uma oportunidade para a Europa se aproximar ainda mais. As PME do continente são a chave para uma recuperação sustentável e esperamos prestar o nosso reconhecimento aos líderes na implementação de métodos de negócios sustentáveis ​​em outubro próximo. Eles serão um exemplo a seguir em toda a Europa”.

Os resultados completos do inquérito serão divulgados no decurso da segunda edição do SME EnterPRIZE, que terá lugar em outubro, e constarão de um ‘livro branco’ elaborado pela Universidade Bocconi, o qual fará o ponto de situação quanto aos progressos realizados pelas PME europeias na construção de negócios sustentáveis, enunciando os desafios que enfrentam e a potencial contribuição das áreas política e financeira para o seu desenvolvimento. Serão selecionadas PME nos nove países que participam no programa: Áustria, Croácia, República Checa, França, Alemanha, Hungria, Itália, Portugal e Espanha. Um painel independente de juízes que integram um comité científico selecionará os ‘Heróis da Sustentabilidade’, a serem anunciados numa cerimónia que decorrerá em Bruxelas no dia 26 de outubro.

Os ‘Heróis da Sustentabilidade’ são empreendedores que puseram em prática ideias notáveis para tornar as suas atividades empresariais mais sustentáveis, as quais podem inspirar colegas empreendedores e convertê-los em embaixadores da sustentabilidade. A iniciativa destaca as melhores práticas em três categorias: Bem-Estar, Meio Ambiente e Comunidade.

Na sua edição inaugural, no último ano, os Sustainability Heroes do Generali SME EnterPRIZE foram selecionados entre mais de 6.000 PME, incluindo um fabricante húngaro de óleos vegetais com uma política inovadora de desperdício zero, um eco hotel austríaco de baixo carbono, uma empresa italiana de agricultura orgânica com uma excecional abordagem ao bem-estar dos trabalhadores e uma empresa têxtil espanhola que apoia jovens em risco de exclusão social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Generali divulga inquérito sobre ações sustentáveis das PME europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião