Fed diz que economia está a abrandar e aumenta risco de recessão

Livro Bege da Reserva Federal revela que a economia americana está a abrandar e o risco de uma recessão aumentou, enquanto a pressão dos preços deverá continuar até final do ano.

A economia norte-americana está a abrandar e há um risco crescente de uma recessão, e isto enquanto a pressão dos preços deverá persistir até final do ano, segundo adianta o Livro Bege da Reserva Federal (Fed) divulgado esta quarta-feira.

“Alguns distritos reportaram sinais crescentes de abrandamento da procura e os contactos em cinco distritos sublinharam receios em relação ao aumento do risco de uma recessão”, aponta o relatório que recolhe os reportes dos 12 bancos centrais que compõem a Fed com base em contactos junto das empresas para se inteirar das condições da economia.

“Foram reportados aumentos substanciais dos preços em todos os distritos, em todos os estágios do consumo. A maioria dos contactos espera que as pressões dos preços persistam pelo menos até final do ano”, acrescenta ainda.

De acordo com a Fed, a maior economia do mundo cresceu a um ritmo modesto entre maio e julho, mas a subida acelerada dos preços no consumidor continua a ser a maior dor de cabeça. A taxa de inflação acelerou para 9,1% em julho, impulsionada pelos preços da gasolina, comida, rendas e outros itens, segundo foi revelado esta quarta-feira pelo Departamento do Trabalho.

Neste cenário, a Fed poderá mesmo subir as taxas de juro em 100 pontos base na próxima reunião, como já antecipam muitos analistas, o que colocaria as taxas num intervalo entre 2,5% e 2,75%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed diz que economia está a abrandar e aumenta risco de recessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião