Galp e ANA inauguram no aeroporto de Lisboa hub ultrarrápido de carregamento para carros elétricos

As duas empresas inauguraram um hub com dez pontos de carregamento ultrarrápido. Será possível carregar 20 a 80% da bateria em 15 minutos, consoante o tipo de veículo.

A Galp e a Aeroportos de Portugal (ANA) firmaram uma parceria para disponibilizar soluções de carregamento universal nos parques públicos do aeroporto de Lisboa integrados na rede Mobi.E. Segundo a nota divulgada esta terça-feira, será criado “o maior hub de carregamento ultrarrápido existente em Portugal”, com 10 pontos de carregamento ultrarrápido de 180 kilowatts em corrente contínua (kW DC).

Este hub de carregamento ultrarrápido, permitirá, consoante a tipologia de veículos, carregar 20 a 80% da bateria em 15 minutos. O protocolo celebrado entre a Galp e a ANA tem a duração de 10 anos e irá situar-se no parque de estacionamento designado por “Parque da Nora”, na Rua C do aeroporto de Lisboa.

A nota divulgada informa ainda que este projeto inclui também a disponibilização e gestão de uma infraestrutura de carregamento pública, de acesso universal e integrada na rede Mobi.E, que conta com 41 tomadas de carregamento normal (corrente alternada) e uma tomada de carregamento rápido (corrente contínua), instaladas ao longo de 13 parques de estacionamento do aeroporto de Lisboa . Estas 42 “tomadas” já estão todas operacionais, refere o mesmo comunicado.

A estes, acrescem ainda 48 pontos de carregamento privados para o grupo ANA em parques de estacionamento geridos pela Plataforma Galp.

Assim, a Galp soma atualmente mais de 1.000 pontos de carregamento, ambicionando chegar a 2025 com mais de 10.000 pontos em toda a Península Ibérica. Segundo a nota, está em curso o desenvolvimento de uma estratégia de carregamento rápidos e ultrarrápidos, tanto na rede de postos da Galp, como na via pública, centros comerciais, parques de estacionamento, cadeias de retalho ou empresas, como é o caso do protocolo agora estabelecido com a ANA.

Para a Vinci Airports, concessionária da ANA, a instalação de estações de carregamento EV no seu aeroporto e nas suas imediações sustenta o objetivo de descarbonizar toda a cadeia de mobilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e ANA inauguram no aeroporto de Lisboa hub ultrarrápido de carregamento para carros elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião