Primeiro ano do plano de reestruturação é “muito crítico”, diz presidente da TAP

  • Lusa
  • 14 Julho 2022

Christine Ourmières-Widener, espera que a companhia aérea seja “sustentável e lucrativa” em 2025. Na próxima semana há mais reuniões com os sindicatos.

A presidente executiva (CEO) da TAP revelou hoje que irá reunir-se na próxima semana com os sindicatos dos trabalhadores para encontrar soluções, advertindo, contudo, que este primeiro ano do plano de restruturação da companhia aérea é “muito crítico”.

“Não tenho a data, até porque temos encontros todas as semanas, temos reuniões, temos discussões com eles [sindicatos] todos os dias, se não é comigo é com a minha equipa”, afirmou Christine Ourmières-Widener aos jornalistas em São Paulo, no Brasil, onde está para assinalar o aumento de dois para três voos semanais entre o Porto (Portugal) e São Paulo (Brasil).

A gestora reconhece que a situação “não é fácil para ninguém” e que foi “duro” para os trabalhadores sofrerem cortes significativos nos salários, pelos menos de 25%, mas recordou estar em curso um plano de restruturação.

Sabemos que não é fácil para ninguém e reconhecemos que a crise foi terrível e que tivemos muitos aviões em terra durante meses, mas este primeiro ano é muito crítico”, alertou.

Christine Ourmières-Widener lembrou que o plano de restruturação está em curso há seis meses, depois de em dezembro ter sido aprovado por Bruxelas, motivo pelo qual a TAP está a tentar encontrar formas de se adaptar à situação atual.

A título de exemplo, a CEO da TAP recordou que o pessoal de cabine voltou a tempo inteiro este verão. “É um caminho que temos de percorrer juntos, claro que os sindicatos têm de defender o melhor para os seus membros, mas a comunicação é a chave para chegarmos a um acordo”, salientou.

Christine Ourmières-Widener disse também que espera que a companhia aérea seja “sustentável e lucrativa” em 2025, sublinhando que a decisão de a “impulsionar e suportar” é um grande compromisso por parte do Governo e dos portugueses.

Segundo Christine Ourmières-Widener, os primeiros seis meses do plano de restruturação mostram que a companhia aérea portuguesa está no “caminho certo”, apesar de estar a enfrentar alguns desafios.

Em dezembro, a Comissão Europeia aprovou o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, impondo, porém, algumas condições, entre elas que a companhia aérea disponibilize até 18 ‘slots’ por dia no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro ano do plano de reestruturação é “muito crítico”, diz presidente da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião