Horta Osório vai ser consultor sénior do italiano Mediobanca

  • Joana Abrantes Gomes
  • 15 Julho 2022

O banqueiro português, que liderou o Credit Suisse até ao início deste ano, vai juntar-se ao banco italiano como consultor sénior a partir do próximo mês.

António Horta Osório, que deixou a presidência do Credit Suisse no início deste ano, foi contratado pelo banco italiano Mediobanca. O banqueiro português vai ser consultor sénior da administração a partir de agosto, ficando com a responsabilidade de gerir as aquisições do banco de investimento no continente europeu, avança o Financial Times.

O jornal britânico destaca a amizade de cerca de três décadas entre Horta Osório e Alberto Nagel, presidente executivo do Mediobanca, que considera que o banqueiro português tem “capacidade de liderar empresas que estão a atravessar momentos de reavaliação estratégica”.

A visão e rede de contactos de Horta Osório ajudarão a expandir o negócio do Mediobanca“, disse uma fonte próxima com conhecimento da nomeação do português. “E será importante ter alguém como ele na administração, no contexto da consolidação em curso do setor bancário europeu”, acrescentou.

Este é um dos vários cargos em diferentes empresas que Horta Osório negociou para si mesmo durante os últimos seis meses, com outros ainda por anunciar, de acordo com pessoas próximas do banqueiro português. Esta semana demitiu-se do conselho de administração da seguradora PartnerRe, após a ter sido comprada pela francesa Covéa.

Horta Osório chega ao cargo de consultor do Mediobanca meses depois de ter deixado a liderança do banco Credit Suisse, do qual foi convidado a sair após terem vindo a público notícias de que terá violado as restrições de viagens durante a pandemia de Covid-19 para viajar para outros países e frequentar eventos desportivos. Entre outros cargos, o banqueiro foi diretor do Santander em Portugal e liderou a reestruturação do britânico Lloyds Banking Group.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Horta Osório vai ser consultor sénior do italiano Mediobanca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião