Risco de DST desistir da Efacec é “pequeno”, diz ministro da Economia

  • ECO
  • 18 Julho 2022

Ministro recusa dizer que o risco de o negócio da venda da Efacec à DST cair é "zero", mas adianta que as negociações com Bruxelas correm bem e que espera anunciar um resultado positivo em breve.

O risco de a DST desistir do negócio de compra e de a Efacec voltar para as mãos do Estado “é pequeno”, pois as negociações com a Comissão Europeia “têm sido produtivas e vão na direção certa”, adiantou o ministro da Economia, António Costa Silva, em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago).

A bracarense DST, liderada por José Teixeira, já assegurou que deixará de estar interessada na compra da Efacec, empresa de engenharia nacionalizada em 2020 na sequência do Luanda Leaks, precisamente se o negócio for considerado uma ajuda de Estado por parte de Bruxelas.

O ministro da Economia recusa dizer que o “risco é zero”, considerando que o processo é complexo. No entanto, garante nesta entrevista que está a trabalhar no sentido de “minimizar os riscos” e que espera anunciar um resultado positivo “dentro de algumas semanas”.

António Costa Silva também diz que o processo não será perturbado pela ação de contestação da construtora Casais no âmbito das agendas mobilizadores, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sublinhando mesmo que “é à prova de bala” a avaliação dos projetos que foi feita por um grupo de peritos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Risco de DST desistir da Efacec é “pequeno”, diz ministro da Economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião