Governo adjudica novo Hospital de Lisboa Oriental

  • ECO
  • 19 Julho 2022

O novo hospital terá 875 camas e será construído em regime de PPP, em Marvila, por um consórcio que inclui a Mota-Engil, Hygea, InfraRed Infrastructure V Investments Limited e a Manvia.

O novo Hospital de Lisboa Oriental (HLO) já foi adjudicado e será construído em regime de Parceria Público-Privada (PPP), de acordo com um despacho conjunto assinado pela ministra da Saúde e o Secretário de Estado do Tesouro assinaram, esta segunda-feira, confirmando assim a notícia avançada em primeira mão pelo ECO.

O Ministério da Saúde, em comunicado, indica ainda que a obra foi adjudicada às “empresas Hygeia – Edifícios Hospitalares, SGPS, S.A.; InfraRed Infrastructure V Investments Limited; Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A.; Mota-Engil Europa, S.A; e Manvia– Manutenção e Exploração de Instalações de Construção, S.A.”.

Sem referir os valores da concessão, a nota informa ainda que o novo hospital será construído em Marvila, numa área total de 180 mil m2, terá 875 camas e vai incluir todas as especialidades que hoje existem no atual Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), “a que acrescem as especialidades de Reumatologia, Medicina Nuclear e de Radioncologia, estando prevista uma ligação reforçada à Faculdade com forte componente de ensino e investigação”.

Após concluído, o HLO vai assegurar “a maior parte da atividade” do CHULC, que é constituído por seis unidades hospitalares dispersas pelo centro da cidade de Lisboa: Hospital S. José, Hospital de Sta. Marta, Hospital de Sto. António dos Capuchos, Hospital D. Estefânia, Maternidade Dr. Alfredo da Costa e Hospital Curry Cabral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo adjudica novo Hospital de Lisboa Oriental

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião