Na União Europeia havia um carro por cada dois habitantes em 2020

Há duas regiões em Itália com mais carros do que habitantes. Os países do leste europeu têm menor taxa de motorização em comparação com os vizinhos mais ocidentais.  

No primeiro ano da pandemia, havia um carro por cada dois residentes na União Europeia. A conclusão resulta da análise à densidade automóvel por regiões dos 27 Estados-membros feita pelo gabinete de estatísticas Eurostat.

Em 2020, havia, em média, 0,53 veículos por cada habitante na União Europeia. Mas numa análise mais aprofundada são notórias as diferenças entre as várias regiões que constituem os 27.

Havia duas regiões em Itália com mais carros do que habitantes: em Valle d’Aosta e Bolzano, existiam 1.787 e 1.285 automóveis por cada mil habitantes. Além da situação económica, havia razões fiscais que explicavam a situação, segundo o Eurostat.

Taxa de motorização na UE em 2020.Fonte: Eurostat

Em sentido inverso, as duas regiões com menos carros eram o arquipélago francês de Maiote (Oceano Índico) e a província grega de Peloponeso, com 72 e 186 carros por cada mil habitantes, respetivamente.

Os países do leste europeu tinham menor taxa de motorização em comparação com os vizinhos ocidentais.

O Eurostat não indicou dados sobre as regiões NUTII de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Na União Europeia havia um carro por cada dois habitantes em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião