Montenegro critica ministro “desnorteado” e só fala sobre aeroporto com Costa

Líder do PSD contesta intromissão do ministro das Infraestruturas, que “não acerta uma”, no diálogo entre o partido e o primeiro-ministro sobre o aeroporto, que “carece de algum recato”.

Luís Montenegro referiu esta quinta-feira que o PSD está a realizar audições para “compor aquela que será a posição” do partido no diálogo que abriu com o Governo relativamente ao novo aeroporto de Lisboa, mas fez questão de sublinhar que o seu interlocutor é António Costa, e não Pedro Nuno Santos, que “tem andado um bocadinho desnorteado” e “não acerta uma”.

“Tenho um diálogo aberto com o senhor primeiro-ministro sobre esse tema. É o nosso interlocutor. Não sei sequer se o senhor ministro das Infraestruturas está sintonizado com o primeiro-ministro. Não seria a primeira vez que apareceria em público dessintonizado [com Costa]. (…) Não reconheço autoridade política [a Pedro Nuno Santos] para intervir nesse diálogo”, resumiu o presidente social-democrata.

Montenegro, que falava esta manhã ao lado de Carlos Moedas, respondeu desta forma a Pedro Nuno Santos, que na véspera responsabilizou o PSD pelos atrasos no aumento da capacidade aeroportuária na região de Lisboa. Em concreto sobre a alteração à lei necessária para ultrapassar o poder de veto dos municípios afetados pela obra, o líder laranja refutou que só não avançou porque o PS não se entendeu com o PCP e BE, na altura parceiros na geringonça. “Querer endossar essa responsabilidade ao PSD é manifestamente deturpar a verdade dos factos”, completou.

Nestas declarações aos jornalistas, transmitidas pela RTP3, Luís Montenegro notou ainda que o diálogo com o chefe do Executivo socialista “carece de algum recato”, enquanto o maior partido da oposição prepara aquela que será a sua “decisão final” nesta matéria. No entanto, advertiu, o PSD “não vai fazer nunca o que compete ao Governo”: decidir o que fazer ao concurso público sobre a avaliação ambiental estratégica e escolher a localização do novo aeroporto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro critica ministro “desnorteado” e só fala sobre aeroporto com Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião