Portugal entre os mais vulneráveis ao cenário de estagflação, avisa Moody’s

  • Lusa
  • 2 Agosto 2022

Os países mais expostos a um cenário de estagflação são, segundo a agência de rating, ”Malta, Chipre, Portugal, Eslovénia e Croácia”.

A agência de notação financeira Moody’s alertou esta terça-feira que a guerra na Ucrânia está a aumentar o risco de estagflação na União Europeia (UE), colocando Portugal entre os países mais vulneráveis na exposição à inflação. “A invasão russa da Ucrânia exacerbou as questões subjacentes da procura e da oferta e empurrou a inflação para níveis nunca vistos na UE desde meados da década de 1980”, afirmou o analista sénior da Moody’s Heiko Peters, citado num documento hoje divulgado.

De igual forma, o analista aponta que uma paragem do abastecimento de gás natural pela Rússia “irá provavelmente intensificar essas pressões, enfraquecer a atividade económica e aumentar o risco de um ambiente estagflacionário”. A estagflação, ou seja, recessão ou estagnação económica com inflação elevada, resultaria das previsões de um crescimento de 2,5% da economia da UE em 2022 e 1,3% em 2023, a par de uma desaceleração da inflação, que a Moody’s espera ser de 6,8% neste ano e 4,4% no próximo.

Ainda assim, as alterações na oferta e da procura a nível regional e internacional, a par de alterações estruturais, “como a transição dos países da UE da importação de energia russa, aumentaram os riscos”. Para que a estagflação aconteça, no entanto, a Moody’s aponta que as dinâmicas de preços teriam de ser seguradas por fatores “como preços da energia mais altos de forma prolongada”, registando ainda que políticas fiscais e monetárias focadas unicamente em crescimento “também podem aumentar o risco de um cenário de estagflação”.

A Moody’s alertou ainda para a exposição do sul da Europa a este fenómeno. “Com base num número de indicadores que sugerem diferenças na exposição à inflação, crescimento significativamente mais baixo e as políticas de resposta, vemos o sul da Europa mais exposto a um cenário de estagflação”, diz a agência de notação financeira.

“Os países que apresentam a maior probabilidade de ver este aumento de preços transitório tornar-se permanente e menores recursos políticos são Malta, Chipre, Portugal, Eslovénia e Croácia”, apontam. Portugal é apontado pela Moody’s como o sétimo país mais exposto à inflação e o 20.º no ranking dos recursos políticos entre os 27.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os mais vulneráveis ao cenário de estagflação, avisa Moody’s

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião