Empresário português paga 25 milhões por antigo feudo da família Espírito Santo

  • ECO
  • 4 Agosto 2022

Herdade do Vale Feitoso, a maior propriedade privada vedada de Portugal, terá sido vendida pela espanhola Tenigla ao empresário português Ricardo Machado por 25 milhões.

O empresário português Ricardo Machado adquiriu a Herdade do Vale Feitoso, em Idanha-a-Nova, por 25 milhões de euros, de acordo com o site Eje Prime. Em causa está a maior propriedade privada muralhada do país, com 7.300 hectares, que pertenceu ao Grupo Espírito Santo (GES), e que estava agora nas mãos da espanhola Tenigla. Novo dono vai investir 50 milhões no desenvolvimento daqueles terrenos.

Ricardo Machado, que conta com um historial de projetos empresariais em vários países africanos, já tinha adiantado no final de julho ao Jornal de Negócios que tinha comprado a Herdade do Vale Feitoso, sem revelar valores. O empresário assegurou que pretende “manter todo o plano de investimento de 50 milhões de euros” que o grupo espanhol já tinha anunciado, tornando-a “numa herdade autossustentável”.

A herdade foi comprada pelo GES em 2004 e convertida numa espécie de feudo familiar, sítio para festas e caçadas com os amigos, escreve o Negócios. Entretanto, com o colapso do GES e a falência da dona da herdade — Companhia Agrícola de Penha Garcia –, esta foi declarada insolvente após a execução de várias hipotecas, em fevereiro de 2017, acabando por ser vendida à espanhola Tenigla no final de 2018 por 20,7 milhões de euros.

Esta quinta-feira, de acordo com a Visão (acesso pago), o empresário Ricardo Machado está a ser investigado pelo Ministério Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresário português paga 25 milhões por antigo feudo da família Espírito Santo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião