Portugal tem a segunda taxa fixa para habitação mais baixa da Zona Euro
Portugal tem segunda taxa de juro fixa, até aos cinco anos, mais baixa da Zona Euro. Juro fixo até um ano em Portugal (1,2%) fica atrás da Áustria (1,14%), sendo a Irlanda (3,47%) o país mais caro.
Comprar casa em Portugal com uma taxa de juro fixa até aos cinco anos, é mais barato do que na maioria dos países da Zona Euro, sendo que um juro fixo até um ano custa, em média, 1,2%, e entre o primeiro e quinto ano de crédito custa 1,43%; em ambos os casos, a segunda taxa mais baixa da Europa, avança a edição desta sexta-feira do Jornal de Negócios (acesso pago).
Portugal fica atrás apenas da Áustria, cuja taxa de juro média em junho, para quem fixou a taxa até um ano, foi de 1,14%, enquanto a média na Zona Euro fixou-se em 1,66%. As famílias irlandesas são quem tem o maior encargo, com um custo que pode atingir os 3,47%, segundo dados do Banco Central Europeu (BCE).
Se considerarmos fixar por um período entre um e cinco anos, por outro lado, Portugal (1,43%) fica atrás apenas da França, cuja taxa média se situou em 1,37%. Já no que diz respeito à média da Zona Euro, esta taxa média fixou-se em junho nos 2,03%, com a Letónia a liderar a tabela, com 9,86%. No entanto, olhando para um prazo superior a dez anos, a escolha já representa uma taxa média de juro de 1,86% na Zona Euro, sendo que em Portugal este valor é 3,36%, um dos mais elevados na região.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal tem a segunda taxa fixa para habitação mais baixa da Zona Euro
{{ noCommentsLabel }}