Clubes da LaLiga Smartbank juntam-se à LaLiga Impulso

  • Servimedia
  • 8 Agosto 2022

Albacete, Andorra, Real Racing Club e Villareal B foram os quatro clubes recentemente promovidos ao LaLiga Smartbank. Além desta promoção, os quatro clubes também se juntaram à LaLiga Impulso.

Os quatro clubes recentemente promovidos ao LaLiga SmartbankAlbacete, Andorra, Real Racing Club e Villareal B – confirmaram a sua entrada no LaLiga Impulso, noticia a Servimedia.

Esta iniciativa trata-se de uma aliança estratégica entre a LaLiga e a CVC para impulsionar a competição espanhola, isto porque, ao se juntarem, as duas entidades vão ter acesso a uma injeção de capital a longo prazo que vai conseguir ajudar a impulsionar a sua profissionalização e desenvolvimento.

Como indicado no acordo, o investimento da CVC na LaLiga Impulso destina-se aos clubes promovidos, dando-lhes acesso a 34% dos fundos. Além disso, o calendário estabelecido para a receção dos fundos é o seguinte: agosto 2022, 34%; junho 2023, 16%; junho 2024, 25% e junho 2025, os restantes 25%.

Estas quatro equipas juntam-se aos 38 clubes da primeira e segunda divisão que já tinham aderido à LaLiga Impulso desde a sua ratificação na Assembleia, em dezembro de 2021. Desde a sua aprovação, a LaLiga Impulso entregou um total de 908 milhões de euros aos clubes espanhóis, o que representa a transferência de 50,25% dos 1994 milhões de euros comprometidos pelo fundo de investimento no âmbito da LaLiga Impulso.

A aliança entre a LaLiga e a CVC, um acordo que representa um impulso histórico para o futebol espanhol ao permitir que a LaLiga e os seus clubes cresçam globalmente e avancem 20 anos nos seus processos de modernização, estabelece que os fundos recebidos pelos clubes têm um caráter finalista e que as equipas se comprometem a afetar 70% dos fundos concedidos à melhoria das infraestruturas desportivas e ao desenvolvimento dentro dos clubes, com até 15% adicionais disponíveis para registo de jogadores e os restantes 15% para dívidas financeiras.

Alfredo Pérez, presidente do Real Racing Club, uma das quatro equipas que aderiram ao acordo, afirmou numa declaração que a “LaLiga Impulso é uma ferramenta que permite aos clubes modernizar as suas infraestruturas e elevar o seu nível digital, com o objetivo de aumentar a lealdade dos fãs e atingir novos públicos. A avaliação, portanto, é muito positiva”.

Nos próximos meses, as quatro equipas terão de apresentar os seus planos de desenvolvimento, tal como os outros clubes que se inscreveram na LaLiga Impulso, ao mesmo tempo que vão ter de declarar os planos de investimento e de negócios aos quais irão atribuir a injeção de capital. Os investimentos responsáveis concentraram-se na promoção do crescimento da competição como um todo e de cada clube individual.

A aliança da LaLiga com a CVC está a estabelecer uma tendência no resto das principais competições de futebol europeias, que estão a seguir os passos da LaLiga na procura de um parceiro de investimento que lhes permita impulsionar as suas competições numa altura de grandes desafios e incertezas para a indústria.

Dois exemplos que estão a seguir a mesma tendência é a La Ligue 1, em França, que, há algumas semanas, confirmou o seu acordo com a CVC ao abrigo do qual os clubes franceses receberão cerca de 1,5 mil milhões de euros em direitos audiovisuais e, mais recentemente, a Bundesliga, que foi ao mercado em busca de um parceiro de investimento para vender uma participação minoritária dedicada à comercialização de direitos televisivos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clubes da LaLiga Smartbank juntam-se à LaLiga Impulso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião