Nas notícias lá fora: EUA, Itália e Japão

  • ECO
  • 8 Agosto 2022

Hong Kong vai reduzir de uma semana para três dias a duração da quarentena obrigatória nos hotéis para as chegadas do estrangeiro. E incêndio em Cuba alastra a um terceiro tanque de combustível.

O Senado norte-americano aprovou o grande plano do Presidente dos EUA, no valor de 430 mil milhões de dólares, para o clima e a saúde, uma vitória que vai ajudar Biden a menos de 100 dias das eleições intercalares. Já em Itália, o pequeno partido centrista Azione rompeu a aliança forjada alguns dias antes com o Partido Democrata (PD, centro-esquerda) para as legislativas antecipadas de 25 de setembro. No campo económico, a balança de pagamentos do Japão caiu no ‘vermelho’, pela primeira vez em cinco meses, sobretudo devido ao aumento das importações.

CNBC

Senado EUA aprova grande plano para clima e saúde

O Senado norte-americano aprovou o grande plano do Presidente dos Estados Unidos sobre o clima e a saúde, uma vitória que o vai ajudar a menos de 100 dias das eleições intercalares. Só com os seus votos, os democratas aprovaram o plano de mais de 430 mil milhões de dólares (422 mil milhões de euros) de investimentos, que regressará na próxima semana à Câmara dos Representantes para uma votação final, antes de ser promulgado por Joe Biden. Após um primeiro semestre de 2022 muito negativo para os democratas, com recordes de preços dos combustíveis, inflação galopante e os níveis de popularidade de Biden nos mínimos, a votação no Senado, realizada ao fim de 18 meses de negociações e uma noite de maratona de debates, foi o primeiro sinal positivo para o partido no poder no país, a menos de três meses das legislativas intercalares, marcadas para 8 de novembro.

Leia a notícia completa na CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês)

Corriere della Sera

Partido Democrata italiano perde um aliado centrista

O pequeno partido centrista italiano Azione (Ação) rompeu a aliança forjada alguns dias antes com o Partido Democrata (PD, centro-esquerda) para as legislativas antecipadas de 25 de setembro, nas quais o bloco de direita-extrema-direita surge como favorito. “Não desejo prosseguir a aliança com o PD. Disse-o há pouco a Enrico Letta (secretário do PD). Ele sabia ontem (sábado) o que aconteceria, eu avisei-o”, disse Carlo Calenda, líder do Azione. A aliança acabada de selar na passada terça-feira fracassou depois de o PD ter anunciado no sábado um acordo eleitoral com os ecologistas da Europa Verde (EV, liderada por Angelo Bonelli) e com a Esquerda Italiana (SI, dirigida por Nicola Fratoianni). Ao acordo de terça-feira “juntaram-se figuras que os italianos já não querem ver”, criticou Calenda, de 49 anos, ex-ministro da Indústria e eurodeputado.

Leia a notícia completa no Corriere della Sera (acesso livre, conteúdo em italiano)

The Japan Times

Japão regista défice na balança de pagamentos pela primeira vez em cinco meses

A balança de pagamentos do Japão registou um défice pela primeira vez em cinco meses, com um saldo negativo de 132,4 mil milhões de ienes (962 milhões de euros) em junho. Os dados contrastam com o excedente de 739,6 mil milhões de ienes (5,38 mil milhões de euros) que a terceira economia mundial registou no mesmo mês de 2021, segundo dados divulgados pelo Ministério das Finanças japonês. O país asiático tinha registado um excedente de 128,4 mil milhões de ienes (cerca de 927 milhões de euros) em maio, 92,8% inferior ao valor referente a igual período de 2021. A balança de pagamentos do Japão caiu no ‘vermelho’ sobretudo devido ao aumento das importações, que cresceram 49,2%, para 9,6 biliões de ienes (70,48 mil milhões de euros).

Leia a notícia completa no The Japan Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

Washington Post

Incêndio em Cuba alastra a terceiro tanque de combustível

O incêndio na zona industrial da província de Matanzas, no oeste de Cuba, alastrou no domingo a um terceiro tanque de combustível. Uma enorme coluna de fogo com várias dezenas de metros de altura surgiu repentinamente na área minutos antes da meia-noite (5h00 em Lisboa), após as equipas de emergências, cubanas e estrangeiras, não terem conseguido conter as chamas nos dois primeiros tanques afetados. A zona industrial, localizada a 100 quilómetros da capital cubana, tem um total de oito tanques, cada um com capacidade para 50 mil metros cúbicos de combustível. As chamas atingiram o terceiro tanque, que havia sido coberto com água do mar durante grande parte de domingo, dia em que o segundo tanque afetado desabou devido ao incêndio.

Leia a notícia completa no Washington Post (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Hong Kong reduz para três dias quarentenas a quem chega do estrangeiro

Hong Kong vai reduzir de uma semana para três dias a duração da quarentena obrigatória nos hotéis para as chegadas do estrangeiro. A cidade do sul da China continua a ser um dos poucos lugares no mundo, a par de Macau e da China continental, a exigir uma quarentena aos viajantes para evitar o risco de contágio da população local com o novo coronavírus. A medida entra em vigor sexta-feira e vai passar a ser a quarentena mais curta exigida por Hong Kong às chegadas, desde que a pandemia começou. As alterações às políticas da Covid-19 surgem quando se regista um aumento de infeções com o novo coronavírus, com os responsáveis de saúde da cidade a advertirem que se poderá atingir 8.000 casos nas próximas semanas.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: EUA, Itália e Japão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião