Alemanha avança com plano anti-inflação de 10 mil milhões de euros

O ministro alemão das Finanças anunciou um pacote de 10 mil milhões de euros destinado a combater a inflação. Limite base para a isenção de impostos será aumentado.

O ministro alemão das Finanças, Christian Lindner, anunciou esta quarta-feira um pacote de medidas para mitigar os efeitos da inflação no valor de 10 mil milhões de euros, de acordo com a Agence France-Presse.

Entre as medidas está o aumento do limite base para a isenção de impostos, ou seja, rendimentos anuais até 10.347 euros deixam de pagar impostos este ano, um valor que se prevê que suba 10.632 euros em 2023 e 10.932 euros em 2024. As famílias com filhos dependentes também irão beneficiar de deduções fiscais mais elevadas.

“O Estado não deve enriquecer com a inflação à custa dos contribuintes”, disse Lindner, que também avançou atualizações para os rendimentos mais altos, acima de 58.597 euros este ano – 61.972 euros em 2023 e 63.515 em 2024 –, que tem uma taxa de 42%.

Segundo o ministro alemão das Finanças, 48 milhões de alemães podem pagar mais em impostos já a partir de janeiro de 2023 se nenhuma forma de alívio for oferecida. Com estas medidas, o governo alemão estima uma quebra nas receitas de 10, 12 mil milhões no próximo ano e de 17,5 mil milhões em 2024.

As isenções surgem após um pacote, de 30 mil milhões de euros, lançado pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, no início do ano. A inflação na Alemanha abrandou para 7,5% em julho, menos uma décima que no mês anterior, com os preços da energia a pesar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha avança com plano anti-inflação de 10 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião