Direto Zelensky pede libertação da Crimeia

  • ECO
  • 10 Agosto 2022

A guerra “começou na Crimeia e deve terminar com a Crimeia” libertada, disse Zelensky, horas depois do ataque à base aérea russa na Crimeia. Um ataque do qual Kiev nega qualquer responsabilidade.

O Presidente da Ucrânia defende a libertação da Crimeia, porque não haverá uma paz estável no Mediterrâneo enquanto a Rússia usar esse território como “base militar”. Mas Kiev nega qualquer responsabilidade no ataque à base aérea russa na Crimeia.

“A presença de ocupantes russos na Crimeia é uma ameaça para toda a Europa e para a estabilidade global. A região do mar Negro não pode estar segura enquanto a Crimeia estiver ocupada”, disse Volodymyr Zelensky no seu discurso diário. A guerra “começou na Crimeia e deve terminar com a Crimeia” libertada, acrescentou. Declarações que surgem após o ataque à base área russa foi danificada por fortes explosões e pelo menos uma pessoa morreu. No entanto, o conselheiro de Zelenskiy garante que Kiev nada teve a ver com o ataque.

Mykhail Podolyak, questionado pelo cal de televisão online Dozhd sobre de Kiev assumia a responsabilidade do ataque, respondeu: “Claro que não. O que temos a ver com isso?”. Mas, horas antes, o próprio Podolyak parece ter sugerido que este ataque marcava uma nova fase no conflito.

Noutro ponto do conflito, pelo menos 11 pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas por bombardeamentos russos no distrito ucraniano de Nikopol, na região de Dnipro, no sul do país. “O inimigo atingiu o distrito duas vezes com o Grad MLRS [sistema de lançamento múltiplo de mísseis], disparando 80 mísseis contra bairros residenciais”, disse hoje Valentyn Reznichenko, chefe da Administração Militar Regional de Dnipro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky pede libertação da Crimeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião