Goldenergy e Endesa foram as comercializadoras que ganharam mais clientes em 2021. EDP perdeu

A Goldenergy ganhou 50 mil clientes e a Endesa, que está envolta em polémica com o Governo, conquistou 46 mil no ano passado. Somam o mesmo número de clientes perdido pela EDP: um total de 96 mil.

A EDP manteve-se como o comercializador de energia que mais clientes perdeu em 2021, em oposição à Goldenergy e à Endesa, que foram as que mais clientes ganharam no mesmo ano, de acordo com o balanço dos mercados retalhistas de eletricidade e de gás, divulgado esta quinta-feira pela ERSE.

“Nas mudanças dentro do mercado liberalizado, em número de clientes, a EDP continua a ser o comercializador com mais perdas (96 mil), sendo o principal beneficiário a Goldenergy (50 mil clientes), seguida da Endesa (46 mil)”, informou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que divulgou o relatório sobre os mercados retalhistas de eletricidade e de gás, referente a 2021.

Miguel Checa, diretor-geral da GoldenergyD.R.

Apesar disso, em consumo, a EDP passou a registar o maior ganho em mudanças dentro do mercado liberalizado (ML) — 275 gigawatts-hora (GWh) –, sendo a Iberdrola o comercializador com mais perdas nas mudanças no ML (846 GWh).

Já no que diz respeito a trocas do mercado regulado para o liberalizado, em 2021 transitaram 55 mil clientes e 175 GWh do primeiro para o segundo, valores ligeiramente abaixo dos verificados no ano anterior, diz a ERSE. A EDP mantém-se como o principal comercializador em clientes e em consumo, enquanto a Endesa e a Galp são os segundos comercializadores em captação de clientes e de consumo do regulado para o liberalizado, respetivamente.

No mesmo ano ingressaram diretamente no mercado livre elétrico 200 mil novos clientes (8% acima do ano anterior), com um consumo de 593 GWh (35% inferior ao de 2020).

O consumo em mercado liberalizado de eletricidade representava assim, no final de 2021, cerca de 94% do consumo total de energia, com o segmento residencial a corresponder a 38% desse consumo. Já em número de clientes, o mercado liberalizado cresceu 1,9%, para mais de 5,4 milhões, mantendo um peso relativo de 85%. No gás, a quase totalidade dos consumos do segmento convencional (exclui os consumos associados a centros eletroprodutores em regime ordinário), isto é, 98%, estava já no mercado liberalizado. Correspondem a 1,3 milhões de clientes, 85% do total.

Tarifa social recebe mais 21.000 clientes

No âmbito da tarifa social, o número de beneficiários aumentou em 21 mil, passando a contar-se com mais de 806 mil clientes a auferir desta tarifa no setor elétrico e 54 mil no do gás. Isto decorreu da alteração das condições de elegibilidade aprovada no final de 2020, no sentido de incluir os beneficiários de prestações de desemprego, explica o regulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Goldenergy e Endesa foram as comercializadoras que ganharam mais clientes em 2021. EDP perdeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião