OMS procura novo nome para a Monkeypox e está a aceitar sugestões

  • ECO
  • 13 Agosto 2022

Através de um portal online, qualquer pessoa pode sugerir um novo nome para o vírus da varíola dos macacos, também conhecido como Monkeypox.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a aceitar sugestões para encontrar um novo nome para o vírus da varíola dos macacos — Monkeypox –, naquele que é parte de um esforço para acabar com equívocos prejudiciais associados ao nome atual.

“A OMS está a realizar uma consulta aberta para um novo nome para a varíola dos macacos. Qualquer um que deseje propor novos nomes pode fazê-lo“, disse aquela organização, em comunicado enviado este sábado, citado pela Bloomberg.

A atribuição de nomes a vírus normalmente está sob a jurisdição da OMS, mas a organização está neste momento a permitir que as pessoas enviem ideias através de um portal online.

Este anúncio acontece quase dois meses depois de a OMS ter dito que planeava renomear o vírus, seguindo os conselhos de cientistas internacionais e autoridades de saúde pública. Em surtos anteriores, a varíola dos macacos foi associada a roedores.

Desde que apareceu, em maio, o surto já infetou mais de 31 mil pessoas em todo o mundo, com os Estados Unidos a liderarem o maior número de casos. O vírus está a afetar desproporcionalmente os homens homossexuais e espalha-se através do contacto próximo. Em Portugal, os números mais recentes dão conta de 770 casos de infeção.

O vírus da varíola dos macacos foi descoberto em 1958, numa altura em que as melhores práticas para nomear doenças e vírus não eram adotadas, disse a OMS, em comunicado. Na altura, as principais variantes eram nomeadas de acordo com as regiões em que circulavam — uma prática que já não é usada, uma vez que contribui para a discriminação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMS procura novo nome para a Monkeypox e está a aceitar sugestões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião