SEF investiga três juntas de freguesia em Lisboa por esquemas com imigrantes

  • ECO
  • 13 Agosto 2022

Investigação aponta para a emissão de várias centenas de atestados de residência com dados falsos, que eram depois apresentados pelos cidadãos estrangeiros junto do SEF.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a investigar, pelo menos, três juntas de freguesia no concelho de Lisboa por suspeitas de esquemas fraudulentos com imigrantes, avança o Expresso (acesso pago). Em causa está a emissão de centenas de atestados de residência com dados falsos.

O esquema não é novo, mas começou a dar nas vistas quando começaram a surgir no sistema do SEF meia dúzia de moradas, em três freguesias específicas de Lisboa, no mesmo espaço temporal, como a casa de centenas de imigrantes. A investigação aponta para a emissão de várias centenas de atestados de residência verdadeiros mas com dados falsos, que eram depois apresentados pelos cidadãos estrangeiros junto do SEF.

A troco de dinheiro, as juntas disponibilizam aos imigrantes moradas e acompanham-nos aos serviços na altura do pedido do atestado de residência como testemunhas de que os cidadãos estrangeiros habitam habitualmente no endereço apresentado. Nestes casos, embora o documento emitido seja verdadeiro, a informação que o integra é falsa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SEF investiga três juntas de freguesia em Lisboa por esquemas com imigrantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião