Infarmed suspende venda de dois lotes do antibiótico Cotrimoxazol Ratiopharm

  • Lusa
  • 19 Agosto 2022

Em causa estão os lotes W24321C e W24322B do medicamento Cotrimoxazol Ratiopharm (800mg 160 mg, comprimido), com a validade de outubro de 2025.

A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) mandou suspender nesta sexta-feira a venda de dois lotes do antibiótico Cotrimoxazol Ratiopharm devido à deteção de resultados fora da especificação durante os estudos de estabilidade.

Em causa estão os lotes W24321C e W24322B do medicamento Cotrimoxazol Ratiopharm (800mg 160 mg, comprimido), com a validade de outubro de 2025, segundo uma circular informativa publicada no ‘site’ da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Devido à deteção de resultados fora da especificação durante os estudos de estabilidade, a Ratiopharm – Comércio e Indústria de Produtos Farmacêuticos irá proceder à recolha voluntária dos dois lotes.

O Infarmed determinou a suspensão imediata da comercialização do medicamento e apela às entidades que possuam estes lotes de medicamento em ‘stock’ para que não os vendam, dispensem ou administrem, devendo proceder à sua devolução.

“Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento” e, logo que possível, devem consultar o médico assistente para que lhes seja prescrito um medicamento alternativo, refere o Infarmed.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Infarmed suspende venda de dois lotes do antibiótico Cotrimoxazol Ratiopharm

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião