Preços na produção industrial disparam 37,2% na Alemanha em julho

Preços do gás natural e da eletricidade mais do que duplicaram no último mês em comparação com período homólogo.

O índice de preços na produção industrial da Alemanha disparou 37,2% no último mês face ao período homólogo. É o maior aumento de sempre. A duplicação dos custos com a distribuição de gás natural e da eletricidade foram os fatores que mais contribuíram para esta situação, segundo o gabinete de estatísticas Destatis.

No último mês, os preços da distribuição de gás natural aumentaram 163,8% na variação homóloga. No caso da eletricidade, a subida foi de 125,4%. No conjunto, os preços da energia dispararam 105% entre julho de 2021 e o mesmo mês deste ano.

Sem contar com a componente da energia, o índice de preços na produção industrial teria aumentado 14,6% em termos homólogos. Os bens intermédios subiram 19,1% face a julho de 2021.

Na variação de preços em cadeia, a subida foi de 5,3%, também a maior percentagem de sempre.

A Alemanha é um dos países que mais sofrem com o corte das exportações de gás da Rússia, na sequência da guerra na Ucrânia. O Governo alemão já anunciou que vai reduzir o imposto sobre a venda de gás de 19% para 7% a partir de 1 de outubro.

Também o Executivo alemão já alertou para a necessidade de construção de um gasoduto na Península Ibérica para suportar as necessidades de gás na Europa Central. O Governo francês insiste em rejeitar a proposta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na produção industrial disparam 37,2% na Alemanha em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião