Oscar português prepara-se para prestar serviços nas casas da Europa

Espanha, França e Alemanha serão as três primeiras paragens internacionais da startup que reúne prestadores de serviços para ajudar famílias dentro e fora de casa.

A Oscar é uma aplicação móvel nascida em 2020, ainda antes da covid-19, para ajudar as famílias a encontrarem serviços para cuidarem da casa e também dos animais de estimação. Mais de dois anos depois, a startup portuguesa prepara-se para a expansão europeia e vai contar com novos investidores até ao final deste ano.

Disponível para os sistemas operativos Android (Google) e iOS (Apple), a Oscar conta com mais de 150 serviços disponíveis, desde fugas de água a banhos e tosquias, passando pela instalação e reparação de equipamentos. Ao todo, há 11 categorias e 500 técnicos disponíveis.

“Queremos ser uma aplicação de serviços e não apenas de reparação ou de limpeza”, destaca ao ECO o fundador e líder da empresa, João Marques. Com mais de 100 mil descarregamentos em dois anos, a aplicação funciona em toda a área metropolitana de Lisboa e em algumas cidades da região do Porto. Também já há testes para o lançamento da operação em Coimbra.

Clientes podem acompanhar deslocação do técnico até casa através da aplicação, como se estivessem à espera de um motorista.

Os serviços são prestados por técnicos que trabalham para a startup e que já contam com experiência no mercado. O preço por trabalho é público e fixo na aplicação, garantindo “transparência para o cliente” e que o técnico “sabe quanto vai ganhar antes de aceitar” a tarefa – a startup recebe uma comissão por cada serviço prestado.

O técnico chega a casa do cliente no prazo mínimo de 30 minutos, num processo que pode ser acompanhado através da aplicação móvel. A deslocação do profissional também pode ser agendada. Os pagamentos são feitos com cartão bancário e os trabalhos são sujeitos a avaliação.

Expansão europeia e mais capital

Depois de consolidar a operação em Portugal, o mercado europeu já está na mira da Oscar. “Estamos a olhar, no curto prazo, para Espanha, França e Alemanha“, destaca João Marques.

A suportar o crescimento para lá de Portugal estará uma nova ronda de investimento, que deverá ficar concluída “até ao final deste ano”. Até agora, a startup já arrecadou mais de dois milhões de euros em financiamento – a empresa de obras Melom e a Olisipo Way lideraram a injeção de capital.

Num prazo mais alargado, a Oscar considera México e Brasil como “países interessantes” para entrar no mercado da América Latina. Jardinagem e mudanças serão as duas próximas categorias de serviços a serem disponibilizadas na aplicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oscar português prepara-se para prestar serviços nas casas da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião