Hub de Lisboa da Volkswagen DS cria solução de RH para mais de 600 mil trabalhadores do grupo

É o primeiro sistema de RH usado por todo o grupo. Permite em tempo real aceder ao número exato de trabalhadores em cada momento, bem como harmonizar e simplificar processos de RH.

A Volkswagen Digital Solutions (VWDS), hub tecnológico do Grupo Volkswagen em Lisboa, está a implementar uma solução de RH que vai ser usada para gerir mais de 600 mil trabalhadores e 12 marcas do grupo automóvel alemão. O SAP SuccessFactors, o primeiro sistema de RH usado por todo o grupo, permite em tempo real aceder ao número exato de trabalhadores em cada momento, bem como harmonizar e simplificar processos de RH.

“O grande objetivo era criar uma solução que permitisse a qualquer pessoa servir-se através da tecnologia de todas as informações relevantes que dizem respeito ao seu percurso na empresa, desde o momento em que é um candidato numa entrevista ao dia a dia dentro da empresa”, explica André Martins, engineering manager SAP SuccessFactors.

Configurado pela equipa portuguesa na Tech Unit CODE da Volkswagen Digital Solutions, o SAP SuccessFactors é um software na cloud composto por vários módulos.

“O SuccessFactors permite a gestão de tudo o que concerne os recursos humanos desde candidaturas, processos de recrutamento, onboarding, gestão de dados com tudo o que isso implica como estrutura organizativa, ausências e presenças, avaliações de desempenho, gestão de carreiras, compensações e benefícios, e formação”, acrescenta André Martins.

“Ao mesmo tempo que implementa soluções complexas para facilitar burocracias relacionadas com os RH, como assinaturas digitais e notificações por email, a plataforma também cumpre com a proteção de dados, mesmo quando existem ligações a outras plataformas externas e interfaces,” sublinha o engineering manager SAP SuccessFactors.

Para os colaboradores do grupo também apresenta vantagens. “Todos os empregados do grupo terão acesso ao sistema de uma forma self-service, e dependendo da sua posição terão acesso a ferramentas distintas com possibilidade de usar a plataforma no seu dia a dia”, explica.

“Vai ser possível fazer um reporting unificado que não era possível até agora, dado que há muitos sistemas com informações dispersas. Em especial, a nível da carreira de empregados, vai ser possível fazer uma gestão de carreira internacional, planeamento de workforce, etc. – muito mais fácil dado que os dados estão agrupados num sítio apenas”, continua.

Projeto a ser trabalhado desde 2020

“Este é o maior projeto SuccessFactors do seu género, não só dentro do grupo Volkswagen, mas de sempre. E é com enorme orgulho que dizemos que tem o nosso cunho português”, destaca Gonçalo Gomes, CODE Tech Unit Director na VWDS.

Em 2020 o grupo automóvel tomou a decisão de implementar o SuccessFactors de forma conjunta para todas as marcas num projeto único para todo o grupo. “Com isto a equipa reestruturou-se para o que hoje em dia é a CODE, e que trabalha com todas as marcas VW, incluindo a VWDS”, relembra Gonçalo Gomes.

Começámos com uma equipa de três pessoas e, graças ao bom trabalho, foi possível chegar a uma equipa de 16 e vamos contratar mais duas pessoas até ao final deste ano – maior elogio do que este por parte da casa-mãe na Alemanha não há. Em particular, tivemos a oportunidade de fazer duas participações em fóruns na Alemanha com elementos da nossa equipa, onde pudemos conhecer o resto da equipa afeta ao projeto que trabalha a partir da Índia”, adianta.

Este foi também o primeiro projeto em que as três empresas VW Group IT Solutions (Portugal, Índia e Alemanha) colaboraram em conjunto. “Torna-se assim um exemplo de que a colaboração entre diversas empresas, culturas e países é possível. O truque para o funcionamento do projeto é sermos uma só equipa, apesar de dispersa por várias regiões, demonstramos uma forte colaboração”, realça Gonçalo Gomes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hub de Lisboa da Volkswagen DS cria solução de RH para mais de 600 mil trabalhadores do grupo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião