Governo anuncia fim da máscara obrigatória nos transportes públicos, “Ubers” e farmácias

  • Joana Abrantes Gomes
  • 25 Agosto 2022

A ministra da Saúde anunciou o fim do uso de máscara em transportes públicos, táxis, "Ubers" e aviões, bem como em farmácias. Situação de alerta pela Covid-19 prolongada até 30 de setembro.

O uso de máscara em transportes públicos, táxis, aviões, “Ubers” e farmácias vai deixar de ser obrigatório, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, numa conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

Há uma “tendência estável de casos” de Covid-19 e condições para acabar com o uso obrigatório de proteção nestas situações, embora este se mantenha no caso dos lares e dos estabelecimentos que prestem cuidados de saúde, explicou a governante.

Marta Temido ressalvou, contudo, que a dispensa do uso de máscara em transportes públicos e farmácias “não invalida que em cada momento as pessoas devam fazer essa avaliação e proteger-se se assim for o caso”.

Na resolução do Conselho de Ministros, o Governo justifica a decisão tendo em conta “o desenvolvimento positivo da situação epidemiológica”, considerando oportuno, como tal, “avançar na eliminação de mais medidas restritivas, assegurando sempre a proporcionalidade destas às circunstâncias da infeção que se verificam em cada momento e independentemente da necessidade da sua modelação futura, designadamente em função da sazonalidade”.

Ainda assim, o Governo prolongou até 30 de setembro a situação de alerta no território nacional continental devido à pandemia.

(Notícia atualizada às 14h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo anuncia fim da máscara obrigatória nos transportes públicos, “Ubers” e farmácias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião