Lucros da Martifer crescem 69% no primeiro semestre

Empresa de construção aumenta lucros apesar da diminuição do valor da carteira de encomendas para 2022 e anos seguintes.

A Martifer terminou o primeiro semestre de 2022 com lucros de 9,8 milhões de euros, mais 69% do que em igual período de 2021. O grupo de Oliveira de Frades melhorou o seu desempenho apesar da diminuição na carteira de encomendas, de 512 para 467 milhões de euros.

Os rendimentos operacionais da empresa caíram 17%, para 103,7 milhões de euros, mas a margem de EBITDA (lucros antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) melhorou cinco pontos percentuais, para 15,8%, segundo o relatório e contas publicado na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A maioria dos rendimentos operacionais (58%) foi gerada pela área da construção metálica; o peso da indústria naval foi de 31%, enquanto a área das energias renováveis contribuiu com 11%.

A empresa assume que se tem “verificado o desvanecimento do impacto do coronavírus”, o que “impulsionou a retoma da normalidade em termos operacionais”. Por outro lado, por causa da guerra na Ucrânia têm-se verificado impactos “ao nível da degradação das margens em contratos sem revisão de preços, por via do aumento dos custos”. Ainda assim, na primeira metade de 2022, “estes impactos foram relativamente pouco significativos“.

Também no primeiro semestre de 2022, a dívida líquida da empresa caiu 39,6%, de 70 para 43 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 17h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Martifer crescem 69% no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião