Fatura do gás da Goldenergy aumenta em média 10 euros em outubro

A Goldnergy é a terceira comercializadora, seguindo-se à EDP e Galp, a avançar com aumentos de preço para o gás natural em outubro.

A Goldenergy é a terceira comercializadora de gás natural a anunciar um aumento dos respetivos preços em outubro. O aumento tarifário para este inverno nas faturas de gás será em média de 10 euros mensais, onde se incluem já taxas e impostos, considerando o universo de todos os clientes da comercializadora, residenciais e pequenos negócios. Olhando apenas para os clientes residenciais, que são a maioria, o aumento médio na fatura do gás será de 6 euros.

A informação é avançada pela comercializadora através de um comunicado enviado às redações. “Perante o aumento dos custos dos acessos regulados, aprovados pelo Governo para entrarem em vigor a 1 de outubro, e tendo em conta a atual volatilidade do mercado e a escalada de preços do gás nos mercados internacionais nos últimos meses, situação que tem vindo a ser agravada pelas consequências da guerra na Ucrânia, a Goldenergy vê como inevitável proceder ao aumento dos preços do gás nos segmentos residencial e pequenos negócios”, indica a empresa.

O novo tarifário terá início a 1 de outubro e perdurará até ao final deste ano, sendo revisto de acordo com as alterações que possam surgir no mercado.

“A Goldenergy fará todo o esforço por efetuar um aumento controlado, ainda que inevitável, dos preços do gás com o intuito de minimizar o impacto nos seus clientes”, indica o CEO da Goldenergy, Miguel Checa, no mesmo comunicado. No contexto atual, este responsável sugere a promoção da eficiência energética, a utilização alternativa de outras fontes de energia e o uso responsável da energia.

A comercializadora avança esta informação depois de a Galp ter comunicado que “irá proceder a um aumento dos preços do gás em outubro”. Antes, já a EDP havia informado que as respetivas faturas do gás natural para os clientes residenciais vão encarecer, em média, 30 euros, durante o último trimestre do ano.

Em reação às atualizações avançadas por estas empresas, o Governo avançou uma medida de apoio aos consumidores, que disse já estar em preparação mesmo antes de serem divulgados os aumentos. O Executivo socialista indicou que vai voltar a permitir o acesso ao mercado regulado do gás natural por parte da generalidade dos consumidores – famílias e pequenos negócios –, de forma a que estes tenham a possibilidade de aderirem a uma alternativa mais barata: a mudança para o mercado regulado pode poupar cerca de 65% às famílias, calcula o Governo.

(Notícia atualizada às 19:11 com a clarificação de que a maioria dos clientes da Goldenergy, aos quais diz respeito um aumento de preços de 6 euros na fatura do gás a partir de outubro, são os clientes residenciais)

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fatura do gás da Goldenergy aumenta em média 10 euros em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião