Preocupações com subidas de juros arrastam Wall Street para o vermelho

Discurso mais agressivo do presidente da Fed pesa no sentimento em Wall Street. Cotadas do setor tecnológico são as mais penalizadas.

Os principais índices de Wall Street arrancaram a primeira sessão da semana em queda, devido a preocupações com o plano da Reserva Federal norte-americana (Fed) de continuar a aumentar os juros para combater a inflação, mesmo à custa de uma desaceleração económica.

O S&P 500 está a cair 0,84%, para 4.023,59 pontos, acompanhado pelo industrial Dow Jones, que perde 0,78%, para 32.032,27 pontos. Já o tecnológico Nasdaq regista a maior queda ao recuar 1%, para 12.020,77 pontos.

As ações tecnológicas são mesmo as mais pressionadas no arranque desta sessão, como é o caso da Apple, que recua 0,78%, para 162,34 dólares, enquanto a Microsoft cai 0,54%, para 266,64 dólares. A Tesla perde 0,35%, para 287,07 dólares.

O presidente da Fed, Jerome Powell, alertou num discurso em Jackson Hole que a subida dos juros vai causar “alguma dor” às famílias e empresas, mas será necessária para fazer regressar a taxa de inflação de novo para o objetivo dos 2%.

A Fed tem vindo a empreender uma agressiva campanha de aumento das taxas de juro para travar a inflação, que está em máximos de quatro décadas, sendo que, desde março, já subiu as taxas em 225 pontos base. O aviso do presidente do banco central assustou os investidores, continuando a pesar no sentimento em Wall Street.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preocupações com subidas de juros arrastam Wall Street para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião