Nestlé implementa novo modelo de requalificação profissional em Portugal

Em Portugal, o programa destinado a combater o desemprego teve início em dezembro de 2021, através da criação do projeto-piloto impulsionado pela Nestlé, SAP e Sonae.

A Nestlé é a primeira empresa a implementar o novo modelo de requalificação profissional em Portugal. O laboratório de indústria lançado em 2021 e liderado pela Nestlé, no âmbito do programa destinado a combater o desemprego PRO_MOV, dirige-se a Técnicos de Manutenção Eletromecânicos. A companhia acaba de anunciar o lançamento de um segundo curso para estes profissionais, a decorrer durante o próximo ano.

“Trata-se de uma nova cultura de requalificação inovadora na medida em que acompanha os formandos ao longo de todo o processo, aplicando uma metodologia de formação com elevado envolvimento da empresa”, avança a Nestlé, em comunicado.

Durante o primeiro curso, que começou em janeiro de 2022, os alunos embarcaram numa formação de cariz intensivo ao longo de seis meses, preparando-se agora para o próximo passo do plano: a formação prática em contexto real de trabalho, durante três meses e com data de início a 19 de setembro.

“É esta componente prática e o facto de ser remunerado, bem como o acompanhamento e apoio permanente de um profissional experiente na área, que torna esta metodologia diferenciadora e decisiva para a aceleração da requalificação dos formandos”, salienta a empresa.

As candidaturas para a nova ação de formação da empresa, a começar no próximo ano, abrem em novembro, com o processo de entrevistas a decorrer ao longo do mês de dezembro.

“O investimento na formação contínua dos nossos colaboradores, bem como no recrutamento e na apresentação de novas oportunidades faz parte integrante da cultura e dos valores da Nestlé. Vemos como obrigação do setor privado preparar a força de trabalho para um mercado em constante evolução, e são projetos como o programa PRO_MOV que materializam este compromisso”, afirma Maria do Rosário Vilhena, head of human resources Iberia da Nestlé.

“Trata-se de uma colaboração entre empresas privadas e o setor público à escala europeia, e a Nestlé orgulha-se de ser uma das entidades líder deste programa, oferecendo aos formandos novas ferramentas através de um acompanhamento premium e assim, a possibilidade de construírem um futuro de sucesso”, conclui.

O PRO_MOV, inserido na iniciativa europeia “Reskilling 4 Employment” (R4E), pretende combater o desemprego e promover a requalificação de um milhão de profissionais ao nível europeu, até 2025, “cuja qualificação e/ou experiência seja desajustada face a necessidades atuais e emergentes de um mercado de trabalho em profunda alteração”.

Em Portugal, esta iniciativa teve início em dezembro de 2021, através da criação do projeto-piloto, impulsionado pela Nestlé, SAP e Sonae, em colaboração com a EDP, Delta Cafés, Sogrape, ao lado do setor público, nomeadamente o IEFP, e em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nestlé implementa novo modelo de requalificação profissional em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião