Mudanças na direção geral da Nestlé. Anna Lenz sucede a Paolo Fagnoni

Antiga responsável do negócio da Nespresso em Portugal, Anna Lenz é a primeira mulher a liderar a multinacional no país.

A Nestlé Portugal terá a partir de julho uma nova liderança. Anna Lenz, responsável do negócio da Nespresso na Europa, irá substituir Paolo Fagnoni, que vai assumir o cargo de zone Europe food category head. A nomeação marca o regresso da profissional ao mercado nacional onde dirigiu o negócio da Nespresso. É a primeira mulher a liderar a multinacional no país.

“É uma enorme alegria estar de volta a Portugal com o meu marido e os nossos três filhos, para assumir novas responsabilidades que me vão permitir ter maior influência na forma como a Nestlé cria e partilha valor económico e valor social no país. O grupo Nestlé tem em Portugal uma posição de liderança única e uma reputação invejável, fruto de um compromisso continuado com os consumidores portugueses. É assim que queremos prosseguir, com fortes parcerias no retalho e no Horeca, empenhados no desenvolvimento das nossas pessoas, dos nossos produtos e das nossas marcas e firmemente comprometidos com uma cultura de sustentabilidade em todas as nossas atividades”, diz Anna Lenz, citada em comunicado.

O grupo Nestlé tem em Portugal uma posição de liderança única e uma reputação invejável, fruto de um compromisso continuado com os consumidores portugueses. É assim que queremos prosseguir, com fortes parcerias no retalho e no Horeca, empenhados no desenvolvimento das nossas pessoas, dos nossos produtos e das nossas marcas e firmemente comprometidos com uma cultura de sustentabilidade em todas as nossas atividades.

Anna Lenz

Diretora geral da Nestlé Portugal

A profissional irá substituir Paolo Fagnoni na liderança da filial em Portugal, cargo que ocupava desde 2018.

“Foram quatro anos e meio incrivelmente enriquecedores, quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto de vista profissional e que sempre recordarei como um dos melhores períodos da minha vida e da da minha família. Ultrapassámos com sucesso uma pandemia que afetou profundamente a nossa forma de viver, trabalhar e de fazer negócios. Procurei, por isso, promover uma cultura de antecipação que nos permitiu ser mais resilientes, alavancando sinergias com os nossos parceiros de negócio e antecipando as necessidades dos consumidores e de todos os nossos stakeholders”, diz Paolo Fagnoni.

“Estou igualmente muito satisfeito com os progressos que fizemos em termos dos nossos compromissos de sustentabilidade e da nossa orientação para a importância da inovação. Creio que os consumidores têm reconhecido esse esforço da Nestlé e por isso desfrutamos de uma reputação ímpar em Portugal. A minha mais calorosa gratidão vai para toda a comunidade empresarial da Nestlé em Portugal, cujo empenho e atitude entusiasmada permitiram de facto realizar tudo o que concretizámos ao longo destes anos. Quero, por isso, agradecer a todos os meus colegas e também aos nossos parceiros e Clientes pelo apoio e pela confiança que depositaram na Nestlé e em mim”, acrescenta.

O gestor irá assumir a responsabilidade europeia da categoria de culinários, baseado na sede da Nestlé, em Vevey, na Suíça.

A liderança da companhia em Portugal fica assim a cargo de Anna Lenz. É a primeira mulher a liderar o grupo Nestlé em Portugal. Regressa a este mercado num “contexto de recuperação do turismo e dos hábitos tradicionais de consumo e do mercado após as fases mais agudas da pandemia”, refere a Nestlé.

A empresa fechou o ano passado com receitas de 625 milhões, uma subida de 9,3% e mais 60 milhões de euros do que em relação a 2020, à conta dos aumentos das categorias cafés em cápsula, produtos plant-based, nutrição clínica e petfood. A companhia atingiu uma quota de mercado de 35,4% em 2021, nas categorias onde a opera, um aumento de dez pontos percentuais face a 2020.

Licenciada em matemática teórica, Anna Lenz iniciou a sua carreira na Nestlé em 2004, na área internacional de auditoria do grupo. Após diversas funções na área de Finanças, em 2017 assume como Business Executive Officer para a Nespresso em Portugal. No início de 2020, foi promovida à sua atual posição, integrando a Leadership Team da Nespresso a nível global.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mudanças na direção geral da Nestlé. Anna Lenz sucede a Paolo Fagnoni

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião