Aumentos no preço do gás obrigam à alemã Uniper a pedir crédito extra de 4 mil milhões

  • Capital Verde
  • 29 Agosto 2022

A energética alemã tem sido fortemente penalizada pelos efeitos da guerra da Ucrânia. Depois do resgate financeiro, a Uniper deverá pedir ao Banco de Desenvolvimento alemão mais 4 mil milhões.

A empresa energética alemã, que em julho assegurou um crédito de 9 mil milhões euros, anunciou esta segunda-feira de que vai precisar de uma segunda linha de crédito perante o aumento do preço do gás. De acordo com a notícia avançada pela Reuters, a Uniper deverá pedir mais 4 mil milhões de euros ao Banco de Desenvolvimento alemão (KfW).

“Estamos a trabalhar à velocidade da luz com o governo alemão numa solução permanente para esta crise energética, caso contrário, a Uniper não poderá mais cumprir com a sua função crítica para o sistema da Alemanha e da Europa”, cita a agência as declarações do presidente-executivo, Klaus-Dieter Maubach.

Fontes próximas do processo revelaram à Reuters, na semana passada, que o banco KfW já estava a trabalhar para disponibilizar mais uma linha de crédito, como forma de compensar as perdas que aumentaram face ao aumento dos preços dos combustíveis.

A energética alemã tem sido fortemente penalizada pelos fracos fluxos de gás enviados pela Rússia, tendo sido obrigada a pedir um resgate financeiro de 15 mil milhões de euros ao governo de Olaf Sholtz e um crédito de 9 mil milhões de euros ao banco KfW. A ajuda resultou em que o Estado ficasse com 30% do capital da energética.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumentos no preço do gás obrigam à alemã Uniper a pedir crédito extra de 4 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião