Your People e Associação Salvador juntas para promover empregabilidade inclusiva

A parceria pretende sensibilizar as empresas e os seus líderes para a importância da igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, renovando as estratégias de recursos humanos.

A Your People e a Associação Salvador decidiram lançar o programa “Choose 2 Include”, que visa promover a empregabilidade inclusiva de pessoas com deficiência. A parceria tem como principal objetivo sensibilizar as empresas e os seus líderes para a importância da igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, renovando as estratégias de recursos humanos e fortalecendo uma cultura e liderança inclusiva nas empresas.

“Com esta iniciativa pretendemos melhorar e reforçar a oferta de emprego inclusivo no mercado de trabalho, preparando e formando as equipas para a integração de pessoas com deficiência. Não basta adaptar os acessos aos edifícios, eliminar as chamadas barreiras arquitetónicas, urge planear o desenvolvimento da carreira destes colaboradores”, defende Sandra Lourenço, CEO da Your People.

“A empregabilidade inclusiva tem de ser percecionada com naturalidade e para o presente. São preocupantes os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional, que nos revelam um aumento do número de desempregados com deficiência inscritos em 10%, tendo-se acentuado uma descida nas contratações”, acrescenta a responsável, em comunicado.

O processo que será levado a cabo pelas duas entidades começa com um diagnóstico à empresa e consequente definição de um compromisso para uma ação estratégica, passando pela sensibilização dos líderes e gestores, colaboradores, seleção, recrutamento e posterior acolhimento e integração, desenvolvendo competências e políticas internas de progressão de carreira que sejam duradouras.

“Estabelecer parcerias e sinergias está no nosso ADN. É urgente estarmos abertos a novas oportunidades para alargarmos a nossa área de atuação, no fundo criar metodologias que nos permitam transmitir o conhecimento necessário para melhor integrar as pessoas com deficiência motora no mercado de trabalho. A nossa missão é chegar a um número cada vez maior de pessoas e promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e a consequente melhoria da sua qualidade de vida, potenciando as suas capacidades profissionais para que se chegue à igualdade de oportunidades”, afirma Salvador Mendes de Almeida, fundador e presidente da Associação Salvador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Your People e Associação Salvador juntas para promover empregabilidade inclusiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião