Bolsas recuperam do vendaval de Jackson Hole

BCE e Fed endureceram discurso face à escalada da inflação e aumentaram receios de uma recessão.

O discurso agressivo dos bancos centrais na conferência de Jackson Hole levou a uma pressão vendedora nas bolsas na última sessão. Mas o arranque desta terça-feira mostra uma ligeira recuperação, incluindo em Lisboa.

O PSI soma 0,19%, para 6.123,75 pontos, depois de ter caído mais de 1% esta segunda-feira. Há cinco sessões seguidas que o índice de referência nacional fecha em baixo, e pode contrariar esse ciclo negativo.

São nove as cotadas com sinal mais nos primeiros minutos de negociação, com o BCP a liderar os ganhos com um avanço de 1,13% para 0,1433 euros. O setor da energia também dá um contributo positivo: a EDP e EDP Renováveis ganham 0,52% e 0,44% e a Greenvolt está em alta de 0,40%.

Lá por fora, o índice Stoxx 600 avança 0,1%, enquanto as bolsas de Madrid a Frankfurt registam subidas entre 0,30% e 0,40%, depois das perdas nas últimas duas sessões por causa dos discursos duros dos bancos centrais no simpósio anual de Jackson Hole e onde a Reserva Federal e o Banco Central Europeu salientaram a necessidade de continuar a subir as taxas de juros para travar a escalada da inflação.

No caso do BCE, a membro da comissão executiva Isabel Schnabel disse que os juros devem subir mesmo que a Zona Euro deslize para uma recessão. O presidente da Fed admitiu que o aperto monetário vai trazer alguma dor para as famílias e empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas recuperam do vendaval de Jackson Hole

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião