Bolsa perde há oito sessões e iguala pior ciclo em mais de três anos

Bolsas europeias arrancam setembro em falso. Queda da atividade industrial na China e preocupações com subida dos juros penalizam sentimento dos investidores.

A bolsa portuguesa vai a caminho da oitava sessão seguida de perdas, igualando o pior ciclo em mais de três anos. E isto num arranque de setembro nada positivo para as praças europeias. Os investidores estão preocupados com a queda da atividade industrial na China, a segunda maior economia do mundo, e com a subida dos juros pelos bancos centrais.

O PSI cai 0,52% para 5,962,48 pontos, sendo que nenhuma das 15 cotadas tinha motivos para sorrir. Se terminar no vermelho, será a oitava sessão com perdas, tal como registou em maio de 2019.

A Galp cai 1,39% para 10,645 euros e lidera as perdas num dia em que os preços do petróleo recuam. O BCP desliza 0,83% para 0,144 euros. Ainda nos pesos pesados, EDP e EDP Renováveis cedem 0,5% e 0,17%.

Já a Mota-Engil cai 0,5%, depois de ter registado lucros de 12 milhões e anunciado um volume de negócios e uma carteira de encomendas recorde no primeiro semestre do ano.

Mota-Engil em queda

Lá por fora, o sentimento também é negativo. O índice de referência Stoxx 600 cai 0,8%. O francês CAC-40 cede 1,1% e o espanhol IBEX-35 perde 0,7%.

Os analistas explicam a pressão vendedora com a primeira contração da atividade das fábricas chinesas em três meses. Por outro lado, a cidade de Chengdu, uma das maiores cidades chinesas, anunciou um confinamento dos seus 21,2 milhões de residentes, lançando uma campanha de testes em massa que terá lugar nos próximos quatro dias.

O ambiente nos mercados tem vindo a ser também afetado pelo aperto monetário dos bancos centrais. Reserva Federal americana e Banco Central Europeu (BCE) anunciaram que vão ser mais agressivos no combate à inflação: isso significa que vão continuar com grandes subidas das taxas de juro, com forte impacto na economia. A inflação na Zona Euro subiu em agosto para 9,1% e deixa o BCE sem grande margem para ser modesto na subida dos juros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa perde há oito sessões e iguala pior ciclo em mais de três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião