Rússia deverá retomar envio de gás à Europa no sábado. Preços caem 5%

Envio de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1 deverá ser retomado no sábado, avança a Bloomberg. Notícia está a levar o mercado europeu a respirar de alívio, pelo menos por agora.

A Rússia deverá retomar no sábado o abastecimento de gás natural à Europa através do gasoduto Nord Stream 1, depois de o funcionamento da infraestrutura ter sido suspenso na quarta-feira para uma aparente manutenção de três dias.

A informação está a ser avançada pela Bloomberg. Citando dados da rede, a agência aponta que o fluxo deverá ser reestabelecido a 20% da capacidade da infraestrutura, como estava planeado.

A notícia é um alívio para os líderes europeus, que temem um corte total no fornecimento deste combustível ao continente por parte de Moscovo, como retaliação pelas sanções impostas para castigar o Presidente russo Vladimir Putin pela invasão da Ucrânia. Nos últimos meses, têm crescido as expectativas de que o Kremlin vai usar o gasoduto para pressionar o continente nos meses de maior frio no inverno.

A informação está a fluir para o mercado, com os futuros holandeses do TTF para entrega em outubro, o contrato de referência europeu, a aliviarem 5,76% na manhã desta sexta-feira, para 229 euros por megawatt-hora (MWh), segundo dados recolhidos pelo ECO na plataforma Barchart. Mas os preços chegaram a cair 9,5%, segundo a Bloomberg, embora tenham recuperado com os investidores a pesarem o risco de novas suspensões no aprovisionamento de gás russo.

A estatal russa Gazprom tinha anunciado uma suspensão de três dias do gasoduto para manutenção, o que levou a uma escalada nos preços do gás na Europa. A subida contagiou os preços da eletricidade, que alcançaram máximos acima dos 1.000 euros por MWh em alguns países da Europa central na semana passada.

Face a este cenário, a Comissão Europeia anunciou estar a preparar medidas de emergência que podem resultar na reforma do mercado grossista europeu. Além disso, os ministros da Energia da União Europeia vão reunir num Conselho extraordinário a 9 de setembro para discutir como responder à crise energética.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia deverá retomar envio de gás à Europa no sábado. Preços caem 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião