Galamba e Brown na Nigéria para assegurar entrega de gás a Portugal

  • ECO
  • 2 Setembro 2022

Secretário de Estado com a pasta da Energia e presidente executivo da Galp foram esta semana à Nigéria para garantir que Portugal recebe o gás natural liquefeito previsto nos contratos de longo prazo.

O secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, e o presidente da Galp, Andy Brown, foram esta semana à Nigéria para assegurar o cumprimento dos contratos de longo prazo para entrega de gás natural liquefeito (GNL) a Portugal, de acordo com notícias avançadas pelo Expresso (acesso pago) e pelo Público (ligação indisponível).

O governante reuniu com o Governo nigeriano em Abuja, recordando-o da relação de longo prazo entre os dois países no domínio energético e da necessidade de assegurar o aprovisionamento de GNL, no contexto da incerteza provocada pela guerra da Rússia na Ucrânia, refere o Público. A Nigéria é, atualmente, o principal fornecedor de gás a Portugal, com uma quota de 55% até julho.

O Expresso sublinha que já houve cargas de gás nigeriano com destino em Portugal, ao abrigo dos contratos de longo prazo da Galp (conhecidos por take or pay), que foram desviadas para outros países. Além disso, na Nigéria, têm-se registado ataques a oleodutos para roubo de petróleo, o que, segundo o semanário, tem causado constrangimentos também na logística de transporte de gás até ao enchimento dos navios que levam o GNL aos clientes da Nigéria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galamba e Brown na Nigéria para assegurar entrega de gás a Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião