Pacote de combate à inflação dá mais de 300 milhões a reformados

  • ECO e Lusa
  • 5 Setembro 2022

Pacote global de medidas será dirigido às famílias e terá um valor total de cerca de dois mil milhões de euros e poderá incluir reduções de IVA e IRS.

O pacote que o Governo vai apresentar esta segunda-feira com medidas ao combate à inflação vai incluir mais de 300 milhões de euros em apoios para os reformados, avança o Correio da Manhã (acesso pago). No total, serão cerca de dois mil milhões de euros em apoios.

Os reformados com pensões até 1.108 euros poderão ser os principais beneficiados, num universo de cerca de 2,3 milhões de pessoas que recebeu este ano o aumento extraordinário de dez euros nas pensões. O objetivo destas medidas é permitir que as famílias possam recuperar uma parte do poder de compra perdido ao longo deste ano devido ao aumento da taxa de inflação.

O Governo este reunido no fim de semana para ultimar este pacote de medidas, que será apresentado esta segunda-feira em Conselho de Ministros. Entre as medidas que deverão ser aprovadas hoje contam-se ainda a atribuição de um cheque de 100 euros às famílias e reduções nas taxas do IRS e no IVA de alguns produtos, como o gás, diz a Lusa.

Além dos beneficiários das prestações sociais mínimas e da tarifa social de energia — a quem este ano foi atribuído um apoio ao cabaz alimentar de 60 euros — também os agregados de escalões de rendimento da classe média poderão vir a ser abrangidos por este cheque de 100 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pacote de combate à inflação dá mais de 300 milhões a reformados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião