Apple lança quatro novos iPhones 14. Aba é dinâmica e bateria “dura todo o dia”

A próxima gama de iPhones terá quatro modelos: os clássicos 14 e 14 Plus e os mais avançados 14 Pro e 14 Pro Max, anunciou a Apple esta quarta-feira. Preços dos topo de gama começam nos 1.349 euros.

A Apple mudou a aba nos novos iPhones 14 Pro e Pro MaxApple

Vêm aí quatro novos iPhones 14. A Apple acaba de revelar que a próxima geração do telemóvel será composta por dois modelos padrão, chamados iPhone 14 e 14 Plus, e dois modelos de gama superior, denominados iPhone 14 Pro e 14 Pro Max. O iPhone 13 mini, lançado no ano passado, não terá sucessor.

Numa altura em que a inflação não dá tréguas às famílias ocidentais, a empresa aposta que estes trunfos vão ser capazes de levar os fãs a atualizarem os seus equipamentos. A Apple tem vindo a diversificar a origem das suas receitas, mas o iPhone, além de continuar a ser o produto mais vendido, é a porta de entrada ao universo de serviços da marca.

Os novos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max — com 6,1 e 6,7 polegadas de ecrã, respetivamente — contemplam uma evolução no design do iPhone, com uma aba superior mais arredondada e dinâmica, batizada de Dynamic Island. Por exemplo, a aba expande quando se recebe uma chamada ou usa o Face ID.

Além disso, o ecrã destes novos telemóveis está “sempre ligado”, mesmo quando o aparelho está bloqueado. As câmaras recebem um leque de melhorias incrementais, como vem sendo hábito da Apple de ano para ano. A capacidade da bateria foi aumentada para permitir tudo isto.

O preço do iPhone 14 Pro em Portugal começa nos 1.349 euros, enquanto o do 14 Pro Max começa nos 1.499 euros. Ambos chegam às lojas a 16 de setembro.

As novidades do iPhone 14 ProApple

Em relação aos modelos clássicos, a Apple promete que os novos iPhones 14 e 14 Plus têm baterias que duram “todo o dia”. É verdade que os equipamentos assemelham-se muito aos modelos lançados no ano passado, mas a tecnológica promete várias melhorias, incluindo, novamente, nas câmaras. Por exemplo, a das selfies, agora, é capaz de focar automaticamente a imagem.

Quanto a preços, o iPhone 14, que também tem 6,1 polegadas de ecrã, vai poder ser adquirido a partir de 1.039 euros, enquanto o 14 Plus, com 6,7 polegadas, começa nos 1.189 euros. O primeiro fica disponível a 16 de setembro, mas o segundo só chega a 7 de outubro.

O iPhone 14 e o iPhone 14 PlusApple

Outra novidade é que estes iPhones vão ser capazes de enviar alertas SOS por satélite, em situações de emergência. A empresa argumenta que, em muitos casos, quando acontece um problema grave, não há internet nem rede móvel. Será mais fácil para as autoridades encontrarem alguém que esteja perdido, caso a pessoa peça ajuda desta forma. Mas o serviço é pago e só será disponibilizado em novembro.

No mercado norte-americano, os novos iPhones já não vão suportar cartões SIM físicos. Só será possível adicionar cartões SIM eletrónicos (eSIM), o que pode representar o princípio do fim dos cartões de telemóvel quando a novidade for expandida a um grande número de outros países. Em Portugal, as três principais operadoras já têm cartões eSIM há alguns anos.

Família Watch tem novo Ultra

Os novos modelos do Apple WatchApple

A Apple aproveitou ainda a ocasião para lançar o Watch Series 8, que chega às lojas a 16 de setembro. A empresa continua a expandir o leque de funcionalidades relacionadas com a saúde dos utilizadores – desta vez, um sensor que mede a temperatura do corpo a cada cinco segundos.

Este gadget, a partir de 509 euros, é capaz de detetar o ciclo menstrual e de alertar as autoridades se detetar acidentes graves de viação, podendo ligar automaticamente para a linha de emergência (os novos iPhones também). As pré-encomendas arrancam já esta quarta-feira.

A família Watch recebe ainda um novo membro, o Watch Ultra, uma versão bastante maior e mais musculada do relógio da Apple. É prometida uma autonomia de 36 horas, num equipamento feito a pensar nos mais aventureiros.

Há ainda uma série de novas braceletes, naturalmente mais resistentes, e uma aplicação dedicada aos mergulhadores. O Apple Watch Ultra vai custar 1.009 euros e chega às lojas no próximo dia 23.

O Watch Ultra é o maior relógio da marcaApple

De igual modo, vão ser disponibilizados novos Watch SE, com preços a começar nos 309 euros. A compra de um novo Apple Watch garante três meses de Apple Fitness+ grátis, para tentar captar novos assinantes. É o serviço de treinos por subscrição do relógio da marca, que já está disponível em Portugal há alguns meses, mas que, a partir de agora, vai estar disponível também para quem não tem um Apple Watch.

Por fim, o terceiro produto a merecer a atenção neste evento da Apple foram os auscultadores sem fios da marca. Foi lançada a segunda geração dos AirPods Pro, com estética semelhante ao modelo prévio e novidades incrementais no cancelamento de ruído e na qualidade do som. O preço no mercado português começa nos 299 euros. Chegam às lojas no dia 23 deste mês.

A nova geração de AirPods ProApple

(Notícia atualizada pela última vez às 20h04)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple lança quatro novos iPhones 14. Aba é dinâmica e bateria “dura todo o dia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião