Aquila Clean Energy capta mil milhões para projetos de energia renovável em Portugal e Espanha

A plataforma de energias renováveis da Aquila Capital, vai desenvolver, nos próximos três anos, 50 projetos de energia eólica e solar na Península Ibérica com uma capacidade de 2,6 GW.

A Aquila Clean Energy assegurou uma linha de financiamento de mil milhões de euros para desenvolver uma carteira de 2,6 gigawatts (GW) de nova capacidade solar e eólica em Portugal e Espanha.

De acordo com a nota divulgada esta quarta-feira, este financiamento concedido ao abrigo do programa InvestEU vai assegurar o desenvolvimento e construção de projetos de energia renovável na Península Ibérica durante os próximos três anos. Em Portugal serão implementados nas regiões de Setúbal, Coimbra, Évora e Leiria, e em Espanha serão instalados em Castela e Leão, Comunidade Valenciana, Andaluzia, Cantábria, Castela-A-Mancha e Múrcia.

Os mais de 50 projetos de energia solar fotovoltaica e energia eólica têm uma capacidade total de produção de eletricidade de 2,6 gigawatts (GW), o equivalente ao consumo anual de cerca de 1,4 milhões de lares. Estes projetos terão um rendimento estimado de 5,3 terawatts/hora por ano, informa o comunicado.

O “cheque” de mil milhões de euros é composto por um crédito de 400 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento – suportado por uma garantia orçamental da UE ao abrigo do InvestEU – e por 600 milhões de euros do consórcio dos bancos comerciais (Santander, Natwest, KFW, BNP Paribas, ING, Intesa Sanpaolo e Sabadell). A este valor acrescem outros mil milhões de euros de fundos próprios da Aquila e angariados junto de investidores institucionais.

Segundo a empresa, esta operação está alinhada com as metas da União Europeia na área das energias renováveis e visa apoiar Portugal e Espanha a cumprir os compromissos de redução das emissões de gases com efeito de estufa.

No comunicado divulgado, Susanne Wermter, CEO da Aquila Clean Energy, aplaude a captação de um “financiamento histórico” num ambiente “marcado por inflação elevada, taxas de juro a subir, problemas na cadeia de abastecimento e a guerra na Ucrânia”. Wermter acrescenta também que “este é o maior financiamento na história da Aquila Clean Energy e da Aquila Capital” e “demonstra que os nossos ativos de energias limpas, que têm como objetivo apoiar ativamente a transição energética europeia, são credíveis e apetecíveis”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aquila Clean Energy capta mil milhões para projetos de energia renovável em Portugal e Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião