Prejuízos da Benfica SAD atingem 35 milhões de euros na temporada 2021/22

A SAD do clube encarnado justificou os resultados da temporada 2021/22 por as "as vendas com transações com atletas inferiores à média dos últimos anos".

A Benfica SAD apresentou resultados negativos de 35 milhões de euros no exercício de 2021/2022, segundo dados divulgados pelo clube numa conferência de imprensa esta quarta-feira. Na temporada passada, a sociedade encarnada reportou um prejuízo de 17,4 milhões.

“Este resultado acontece porque optamos por reformular tudo aquilo que era o futebol profissional do Benfica”, explicou o presidente do clube encarnado, Rui Costa, em relação aos prejuízos apresentados. Outro dos motivos dados pelo Benfica, já em comunicado, foram “as vendas com transações com atletas inferiores à média dos últimos anos”.

O clube lisboeta revelou ainda que o EBITDA diminuiu 22% em relação à temporada 2020/2021, passando de 36,8 milhões para 8,1 milhões de euros.

Os rendimentos operacionais sem transações de atletas chegaram aos 169,3 milhões de euros, uma subida de 80,1% face aos 94 milhões registados no período homólogo. Valores que, de acordo com o Benfica, estão “essencialmente relacionado com a participação e desempenho na Liga dos Campeões e com o regresso faseado do público ao estádio na época 2021/22.”

O ativo do clube subiu para um montante total de 533,7 milhões de euros, um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este é o sétimo exercício consecutivo em que este montante sobe. Já o passivo situa-se nos 424,7 milhões de euros, um crescimento de 11,9% face ao período homólogo. A sociedade justifica estes valores com as “variações ocorridas nas rubricas de empréstimos obtidos e de fornecedores e outros credores“.

Tal como aconteceu com o passivo, também o valor da dívida pública da Benfica SAD sofreu um aumento (+45,8%) face ao período homólogo, passando dos 100,9 milhões para os atuais 147,1 milhões de euros. Esta variação está “relacionada com os impactos da Covid-19, aliado aos investimentos realizados no reforço do plantel de futebol”, segundo explicou a SAD encarnada.

O capital próprio do Benfica desceu para 109 milhões de euros no exercício da época 2021/2022, altura em que o clube reportou um montante de 143 milhões de euros.

Horas depois da apresentação dos resultados, a SAD do Benfica convocou uma assembleia-geral (AG) para o dia 29 de setembro. Em comunicado ao mercado, o clube referiu que na ordem dos trabalhos da AG vai estar, entre outros assuntos, a decisão sobre a política de remuneração dos órgãos de administração e fiscalização e a eleição dos membros da Comissão de Remunerações para o resto do mandato de 2021 a 2025.

(Notícia atualizada às 21h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prejuízos da Benfica SAD atingem 35 milhões de euros na temporada 2021/22

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião