Hoje nas notícias: rendas, PSP e vales

  • ECO
  • 7 Setembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo já apresentou o pacote de apoios às famílias, que contempla um travão às rendas e consequente compensação para os senhorios. No entanto, o benefício fiscal não vai abranger contratos celebrados depois de 1 de janeiro deste ano, nem aqueles que tenham aderido a programas de arrendamento acessível. No programa é também contemplado um bónus aos pensionistas, que vai ser depois retirado do valor atribuído em 2023, cujos efeitos está a deixar alguns socialistas apreensivos. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Contratos de 2022 e renda acessível fora dos apoios fiscais

Depois de ter imposto um travão às rendas em 2023, o Governo decidiu compensar os proprietários através de apoios fiscais. Contudo, estas compensações chegam apenas para os contratos de arrendamento celebrados antes de 1 de janeiro de 2022 e que tenham sido comunicados às Finanças. De fora ficam ainda os proprietários de baixos rendimentos ou que tenham aderido a programas de arrendamento acessível.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

PS apreensivo com travão ao aumento futuro das pensões

Algumas figuras do Partido Socialista temem os efeitos das medidas para os pensionistas, anunciadas pelo Governo como parte do pacote para fazer face à inflação. O Executivo decidiu antecipar uma parte do aumento das pensões para este ano, o que vai acabar por ter um impacto no montante dado em 2024, devido à aplicação da fórmula sobre o valor pago no próximo ano. Os socialistas estão apreensivos com este efeito, sendo que alguns, ouvidos pelo Observador, caracterizaram a medida como “engenharia”, “truque”, “risco sobre 2024”, “tem o que se lhe diga”.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

Polícias desesperam com demora no reembolso de despesas de saúde

A demora no reembolso de comparticipações pelo Sistema de Apoio na Doença (SAD) da PSP está a atingir níveis recorde, com grande parte dos polícias a esperarem mais de meio ano para serem ressarcidos, havendo mesmo casos em que chegam aos nove meses. A situação tem-se agravado pelo facto de os polícias cada vez mais recorrerem a serviços de saúde não convencionados com a SAD/PSP, por estes serem cada vez menos acessíveis, quer em termos de especialidades, quer na sua localização.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Livreiros ainda à espera do pagamento de vales dos manuais

À medida que se aproxima o início do ano escolar, os proprietários de algumas livrarias e papelarias continuam a aguardar o pagamento de vales para a aquisição dos manuais escolares, uma medida do Governo que permite tê-los gratuitos, e dizem ter milhares de euros retidos. Por sua vez, o Executivo garante que os reembolsos estão a ser feitos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

João Ferreira: “A vida está a dar razão ao PCP: sanções à Rússia prejudicam povos da Europa”

O PCP sempre se mostrou contra a imposição de sanções à Rússia e, agora, meio ano depois de a guerra ter começado, o partido continua convicto dessa ideia. “A vida está a dar razão ao PCP quando dizia que quer as sanções quer a guerra só iriam prejudicar os povos da Europa”, diz João Ferreira, notando que “esta situação está a demonstrar quem é que beneficia do arrastar quer da guerra, quer das sanções”.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: rendas, PSP e vales

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião