Exportações subiram 28,3% em julho. Preços aumentaram 18,3%

Os índices que medem os preços registaram subidas de 18,3% nas exportações e 22,8% nas importações, face a julho do ano passado. Portugal continua a perder nos termos de troca.

As exportações portuguesas de bens aumentaram 28,3% em julho, face ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, tendo-se registado uma subida de 18,3% nos preços. Já as importações cresceram também, 29,2% no sétimo mês do ano.

“Em termos nominais, são de salientar os acréscimos de fornecimentos industriais (+27,8% nas exportações e +21,1% nas importações) e combustíveis e lubrificantes (+124,0% e +93,3%, respetivamente)“, destaca o INE.

Olhando para as categorias de bens, Portugal aumentou as exportações de fornecimentos industriais (+27,8%), especialmente produtos transformados, principalmente para Espanha. O país enviou também mais carros, sendo que se registaram aumentos das exportações de combustíveis e lubrificantes (+124,0%) e de material de transporte (+31,8%, principalmente para a Alemanha), maioritariamente automóveis para transporte de passageiros.

Por outro lado, também se registou um acréscimo nas importações de combustíveis e lubrificantes (+93,3%), “refletindo em grande medida a subida do preço destes produtos no mercado internacional”, como explica o gabinete de estatística. Os fornecimentos industriais também registaram um crescimento expressivo (+21,1%), com destaque para os metais comuns, principalmente provenientes de Espanha.

Tendo em conta que as importações voltaram a crescer mais que as exportações, o défice da balança comercial continuou a agravar-se, apesar de ter sido menos expressivo que no último mês. “Em julho de 2022, o défice da balança comercial atingiu 2.058 milhões de euros, o que representa um aumento de 504 milhões de euros face ao mesmo mês de 2021 e uma diminuição de 466 milhões de euros face ao mês anterior”, diz o INE.

Já se excluirmos combustíveis e lubrificantes, produtos com preços mais voláteis, em julho de 2022 o saldo da balança comercial totalizou -1.099 milhões de euros, correspondente a um aumento do défice de 87 milhões de euros face a julho de 2021.

Com aumento de preços, Portugal volta a registar perda nos termos de troca

O INE revela também dados do segundo trimestre do ano, que mostram que apesar de os preços estarem a aumentar tanto nas exportações como importações, a balança pesa mais para o lado dos pagamentos que o país faz. “Pelo quinto trimestre consecutivo, verifica-se uma perda nos termos de troca (preço relativo das exportações em termos das importações)”, indica o gabinete de estatística.

Isto tendo em conta que os índices de valor unitário das exportações e das importações aumentaram 18,9% e 25,0%, respetivamente. Excluindo os produtos petrolíferos, as subidas homólogas nos preços foram de 13,9% e 15,8%, pela mesma ordem.

(Notícia atualizada às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações subiram 28,3% em julho. Preços aumentaram 18,3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião