Gasolina acima e gasóleo abaixo do preço eficiente, estima ERSE

Boletim da ERSE informa que o preço da gasolina na semana passada ficou, em média, 3,7 cêntimos acima do preço eficiente, e no caso do gasóleo 3,1 cêntimos abaixo.

O gasóleo e a gasolina vendidos nos postos das gasolinas diferiram daquilo que o regulador considera ser o “preço eficiente”.

De acordo com o relatório semanal divulgado esta segunda-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), entre 5 a 11 de setembro, a gasolina 95 simples foi vendida 2,1% acima do “preço eficiente”, enquanto o gasóleo esteve 1,6% abaixo — ou seja, a gasolina esteve 3,7 cêntimos por litro [cent/l] mais cara e o gasóleo 3,1 cêntimos mais barata do que este preço, aqui tomado como base.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e dos respetivos fretes marítimos, a logística primária. Nesta última parcela incluem-se as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Para a semana de 12 a 18 de setembro, o regulador informa que o preço eficiente antes de impostos será de 0,945 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,236 euros por litro para o gasóleo simples. Após impostos, o preço eficiente sobe para 1,725 euros por litro e 1,930 euros por litro, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

Segundo a ERSE, o preço eficiente calculado para a semana de 5 a 11 de setembro, no caso da gasolina, situou-se nos 1,741 euros, enquanto o preço no pórtico foi de 1,778 euros e o preço com descontos de 1,713 euros. Já o gasóleo registou um preço eficiente de 1,928 euros nessa mesma semana, no pórtico de 1,898 euros e com descontos de 1,823 euros.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina acima e gasóleo abaixo do preço eficiente, estima ERSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião