Estudo BCG: “carteiras de investimentos representam em média 50% das emissões das seguradoras”.

  • ECO Seguros
  • 12 Setembro 2022

O novo estudo da Boston Consulting Group (BCG), intitulado “The Net-Zero Insurer”, afirma que a neutralidade carbónica não é apenas um imperativo climático, mas também empresarial.

O novo estudo da Boston Consulting Group (BCG), intitulado “The Net-Zero Insurer”, aponta para a neutralidade carbónica que, escreve “não é apenas um imperativo climático, mas também empresarial”. Esta evidência “exigirá que os ativos mais poluentes das várias indústrias sejam reequipados, desmantelados ou vendidos a favor de soluções de baixo impacto carbónico e de tecnologia limpa”.

Pedro Pereira é o Managing Director & Partner da Boston Consulting Group Lisboa

Globalmente, esta transição exigirá um investimento de até 150 mil milhões de dólares, de acordo com o estudo da BCG.

Em comunicado, os consultores sublinham que “o mercado de seguros está numa posição nevrálgica para promover esta transformação”. As seguradoras fornecem proteção contra a suspensão de negócios, acidentes de trabalho e aos colaboradores das empresas, sendo uma peça chave para o funcionamento de todos os setores.

O estudo conclui que as companhias de seguros estão em posição de “ajudar as empresas a acelerar o seu caminho para a neutralidade carbónica na forma como estabelecem os preços, oferecem aconselhamento e gerem os pagamentos de sinistros”.

A análise diz que “até à data, as seguradoras têm concentrado os seus esforços nas suas operações internas e de IT, tomando medidas para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões nos seus escritórios”. Mas estas representam, em média, menos de 5% da pegada de carbono da sua atividade.

Em contraste, o estudo da BCG indica que as “carteiras de investimentos representam tipicamente entre 50% e 55% da produção de emissões”. Sugere que “para obter um impacto real a curto prazo, as seguradoras devem também abordar o seu core de negócio – a sua carteira de subscrições e atividades de gestão de sinistros, que constituem 35% a 40%”.

A maioria dos investidores, reguladores, clientes e colaboradores reconhecem que a descarbonização é um processo complexo e multianual. A crescente consciência dos impactos negativos das alterações climáticas tem tornado os agentes deste mercado mais ávidos de mudanças profundas – as seguradoras que estão à frente neste caminho comprometem-se abertamente a detalhar as suas ações e serão percecionadas com mais seriedade e legitimidade neste tema”, afirmou Pedro Pereira, Managing Partner da BCG em Portugal.

A BCG defende que uma estratégia de neutralidade carbónica pode mesmo permitir uma vantagem competitiva. E diz que “a aceitação dos compromissos globais de neutralidade carbónica em 2050 exigirá um caminho bem delineado por parte das seguradoras”.

A Boston Consulting Group (BCG) é uma empresa global de consultoria de gestão e líder mundial no aconselhamento sobre estratégia de negócios, fundada em 1963. Estabelece parcerias com clientes dos setores privado, público e sem fins lucrativos em todas as regiões.

Em Lisboa, onde instalou um escritório em 1995, que é liderado por Pedro Pereira desde junho de 2021, a BCG trabalha sobretudo com os setores de serviços financeiros, telecomunicações, meios de comunicação, energia, bens de consumo, distribuição, transporte e turismo, indústria e saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estudo BCG: “carteiras de investimentos representam em média 50% das emissões das seguradoras”.

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião