7.700 consumidores já pediram transferência para o gás regulado

  • Capital Verde
  • 13 Setembro 2022

Desde a publicação do decreto-lei na semana passada, cerca de 7.700 consumidores no mercado livre já pediram à Galp e EDP transferência para o gás regulado.

A Galp e a EDP já registaram cerca de 6.500 pedidos de transferência para o mercado regulado do gás. De acordo com a notícia avançada pelo Negócios, esta terça-feira, na primeira semana da possibilidade de regresso às tarifas reguladas de gás natural, a petrolífera terá recebido 4.000 pedidos e a energética 3.700.

Ao jornal do grupo Impresa, fonte oficial da Galp afirma que “recebeu até ao momento mais de 4.000 pedidos de celebração de contratos com os CUR [comercializadores de último recurso, regulados] desde a publicação do Decreto-Lei [57-B/2022] a 6 de setembro”. Por sua vez, o comercializador regulado de gás, a EDP Gás Serviço Universal, tinha recebido até esta terça-feira à tarde mais de 3.700 pedidos de adesão às tarifas reguladas.

Desde a passada quarta-feira, 7 de setembro, que os consumidores no mercado livre do gás podem pedir a transferência para o mercado regulado. A medida integra o programa “Famílias Primeiro” apresentado pelo Governo e que visa ajudar os consumidores a enfrentar o aumento dos custos energéticos e da inflação.

A mudança de comercializador deve ser feita através do operador logístico de mudança de comercializador e os comercializadores de último recurso vão ter de dar a possibilidade de o consumidor fazer essa alteração online, dispondo de 45 dias para o fazer após a publicação do diploma. A passagem para mercado regulado não exige inspeção nem terá custo adicional para os consumidores.

(Notícia atualizadas esta quarta-feira com a atualização dos dados referentes à EDP Gás Serviço Universal)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

7.700 consumidores já pediram transferência para o gás regulado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião