BRANDS' TRABALHO HCM: empresas mais preparadas para ganhar a disputa pelo talento

  • BRANDS' TRABALHO
  • 13 Setembro 2022

Novos tempos, novos modelos de trabalho, novas formas de recrutar e gerir o talento. Agora as empresas já têm aquilo de que precisam para receberem os novos modelos de trabalho: uma solução de HCM.

A grande competitividade pelo talento não é novidade e é um desafio real para as empresas.

Porém, nos últimos dois anos acelerou a necessidade de criar, não só uma nova cultura e modelo de trabalho, mas também de dotar as empresas e equipas de ferramentas que possibilitem a mobilidade, a produtividade e a motivação, ferramentas colaborativas que se adaptem a este novo paradigma.

Até porque hoje, são os candidatos que escolhem as empresas e não o contrário. E também já não chega atrair os melhores, é necessário reter os colaboradores.

Foco numa melhor experiência de trabalho para os colaboradores

A experiência dos colaboradores e a organização do trabalho são alguns dos grandes desafios que a gestão tem de enfrentar.

E, de acordo com os novos modelos de trabalho, a experiência só pode ser digital através de tecnologia especializada e preparada para acompanhar o colaborador nos seus processos de trabalho e dar-lhe a agilidade de que precisa.

Mas, será possível garantir e medir a produtividade das equipas em modelo remoto?

É possível continuar a motivá-las da mesma forma?

Ou, até mesmo, capacitá-las para terem tempo de qualidade e evolução?

A resposta é SIM.

A fórmula para o sucesso passa por atrair e reter as melhores pessoas, aliada a um forte aumento da produtividade com recurso à tecnologia certa: a gestão de trabalho centralizada e disponível em qualquer lugar, canais de comunicação abertos para partilha e tudo isto com o acompanhamento próximo do líder.

Atrair e recrutar os melhores talentos? Sim, é possível

Atrair o melhor candidato não é uma questão de sorte e é resultado de vários fatores que, em conjunto, criam a melhor experiência para o candidato: cultura da empresa, feedback e tecnologia.

É importante respeitar e dar confiança do candidato, ser eficaz, mostrar profissionalismo, responder rapidamente às questões e dar feedback ao longo de todo o processo.

Cada candidato vê numa candidatura uma hipótese de futuro e evolução naquela organização, e a falta de feedback, aliado a um acompanhamento deficitário ao longo de todo o processo de recrutamento, transparecem uma cultura organizacional pobre e pouco apelativa.

É preciso ter a tecnologia certa, saber reconhecer e abrir novos caminhos, tanto a nível de meios como de profissionalização dos processos. Só assim é possível evitar a lentidão e o peso que um processo de recrutamento habitualmente acarreta.

Como proporcionar uma boa experiência e cativar o candidato? Como conseguir dar-lhe agilidade ao longo de todo o processo?

Atenção: o recrutamento é apenas uma parte do processo, mas é apenas o início. Depois de recrutado, é necessário, cada vez mais, reter e motivar o talento na empresa e garantir que está em linha com o propósito definido.

O desafio de reter o talento

Conseguir que um candidato permaneça na empresa é desafio real nos dias que correm e há dois fatores que podem facilitar a permanência de um colaborador: apostar no seu desenvolvimento pessoal dando-lhe formação para evoluir, através de uma avaliação criteriosa:

  1. A formação é um fator diferenciador que promove a evolução dos colaboradores e das suas capacidades, até porque este é um benefício que fica sempre na posse do próprio;
  2. A avaliação pressupõe o acompanhamento dos colaboradores e um reconhecimento no trabalho desenvolvido, sem esquecer o impacto na sua motivação e no crescimento.

Estes são aspetos fundamentais que estabelecem relações de confiança mútua e que devem traduzir os valores e a cultura da empresa.

É necessário ter também bem claro que reter um talento não é uma questão de intuição ou sorte. As pessoas precisam de sentir que pertencem a algo maior do que elas próprias para darem o melhor delas e manterem-se motivadas.

De acordo com a Gallup, os colaboradores desmotivados têm um custo para a empresa de 34% do seu salário anual.

Não restam dúvidas de que felicidade é lucrativa. É imperativo apostar na cultura da empresa, no seu bem-estar e agilidade das equipas.

Só assim é possível reduzir a rotatividade e o absentismo, para além de incentivar um maior compromisso e responsabilidade: para uma performance de topo é preciso garantir condições de topo aos colaboradores.

E qual o impacto do tempo dependido nos departamentos de RH?

Os departamentos de recursos humanos são normalmente compostos por poucos elementos onde tipicamente a carga administrativa impera, deixando pouco tempo para a efetiva gestão, acompanhamento e crescimento das pessoas.

É por isso imperativa a necessidade de existir uma boa gestão do tempo que permita aliviar a carga administrativa destes departamentos.

De acordo com um relatório da Bloomberg BNA’s HR Department Benchmarks and Analysis, por cada 100 colaboradores, as equipas de recursos humanos têm, em média, 1,4 pessoas dedicadas a tempo inteiro.

Por isso, e com deste rácio, para ter a certeza de que têm a capacidade de tomar as melhores decisões assentes num acompanhamento cuidadoso às pessoas, os departamentos de RH devem munir-se das melhores ferramentas e dashboards que incorporam as melhores práticas de people analytics que permitam identificar onde e como atuar.

Hoje e cada vez mais, as pessoas são um dos principais fatores diferenciadores da competitividade nas organizações.

É crucial garantir o engagement das equipas com a conjugação de todos estes fatores, desde a atração à retenção e preocupação com a formação e evolução das equipas, passando por um processo de recrutamento altamente profissionalizado.

A tecnologia certa permite contratar as pessoas certas e retê-las da melhor forma

A conjugação de todos estes fatores que irão melhorar a produtividade em todas as etapas da employee journey.

Sem pessoas não há empresas.

Hoje os gestores precisam munir-se da tecnologia certa que facilite a comunicação entre colaborador e empresa através de uma relação de proximidade, objetivos comuns e compromisso em continuar o trabalho desenvolvido.

A solução Human Capital Management, disponibilizada pela PHC Software, assegura a gestão integrada de pessoas na empresa, desde o recrutamento à gestão administrativa, passando pela colaboração, formação e desenvolvimento pessoal, com base em métricas e avaliações que apoiam a tomada de decisão.

Esta solução está totalmente integrada com o software de gestão, permitindo uma gestão eficiente de todos os processos relacionados com os recursos humanos, tornando qualquer organização mais colaborativa, inteligente e, por conseguinte, mais produtiva.

Com a solução Human Capital Management da PHC Software, a sua empresa tem tudo aquilo de que precisa para fazer da disputa pelo talento uma aposta ganha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

HCM: empresas mais preparadas para ganhar a disputa pelo talento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião