Direto Lugansk, Donetsk, Zaporíjia e Kherson querem avançar com referendo

  • ECO
  • 20 Setembro 2022

Autoridades pró-russas de Lugansk, Donetsk, Zaporíjia e Kherson pedem realização de referendo. Encontro das Nações Unidas deve abordar o futuro da Ucrânia, a crise alimentar e os desastres climáticos.

Depois das autoproclamadas Repúblicas Populares de Lugansk e Donetsk terem apelado aos líderes das duas províncias separatistas para que realizassem imediatamente referendos sobre a adesão à Rússia, também Kherson e Zaporijia se juntaram aos referendos planeados.

A 77.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que tem início esta terça-feira em formato presencial em Nova Iorque depois de dois anos em formato virtual e híbrido devido à pandemia, deverá centrar-se sobretudo no conflito na Ucrânia, mas também na crise climática e na insegurança alimentar.

Entre os discursos mais aguardados estão os do Presidente norte-americano e do secretário-geral da ONU. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não estará presente, mas a organização autorizou que faça um discurso pré-gravado. A Rússia estará representada pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

Esta terça-feira, destacam-se ainda as declarações do Chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, que numa entrevista ao programa norte-americano PBS NewsHour defendeu que todo o território ucraniano invadido pela Rússia deveria ser devolvido a Kiev, incluindo a região da Crimeia, anexada pelas forças russas em 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lugansk, Donetsk, Zaporíjia e Kherson querem avançar com referendo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião