Em dia de subida das taxas de juro da Fed, Wall Street cai 1,5%

Investidores já contavam com subida de 75 pontos base das taxas de juro. Mas a Fed admitiu aumentos mais agressivos para 2023 e fez tremer os mercados no final da sessão desta quarta-feira.

As bolsas dos Estados Unidos caíram mais de 1,5% na sessão desta quarta-feira. Em dia de nova subida das taxas de juro pela Reserva Federal (Fed), a principal preocupação dos investidores residiu nas perspetivas para 2023. Antecipa-se uma política monetária ainda mais agressiva, o que assombrou o final da sessão.

A maior queda da sessão ficou por conta do Nasdaq, com o índice tecnológico a ceder 1,80% (11.219,89 pontos). Logo a seguir, o índice S&P 500 perdeu 1,72% (3.789,68 pontos). Por último, o índice industrial Dow Jones caiu 1,71% (30.181,99 pontos).

A subida das taxas de juro em 75 pontos pela terceira vez consecutiva – para o intervalo dos 3,00-3,25% – já tinha sido descontada nas sessões anteriores. No entanto, o comité de política monetária da Fed apresentou novas projeções para as taxas de juros: 4,40% até ao final de 2022 e de 4,60% para 2023. Em junho, projetava-se uma subida dos juros para 3,4% até ao final deste ano e de 3,8% para 2023.

Também foram afastadas quaisquer descidas nas taxas de juro até 2024, o que para os investidores foi interpretado como um prolongamento das políticas restritivas por mais tempo do que inicialmente previsto.

Com a perspetiva de mais restrições de mercado para controlar a inflação, os índices bolsistas dos Estados Unidos aceleraram as descidas a 30 minutos do fecho da sessão, depois do início positivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em dia de subida das taxas de juro da Fed, Wall Street cai 1,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião