Petróleo sobe 1% com recuperação da procura na China e tensão russa

  • ECO
  • 22 Setembro 2022

Preço do "ouro negro" recupera 1% depois de cair nas últimas duas sessões. Perspetiva de aumento da procura na China e receios de escalada da guerra na Ucrânia puxam pelas cotações do barril.

Os preços do petróleo sobem mais de 1% esta quinta-feira, depois de duas sessões em queda, impulsionados pela perspetiva de recuperação da procura chinesa pela matéria-prima e pelo agravar dos riscos geopolíticos com a guerra da Rússia na Ucrânia.

O contrato de Brent valoriza 1,56% para 91,23 dólares por barril em Londres. Já o americano WTI avança 1,77% para 84,38 dólares. Apesar das subidas, a matéria-prima continua a negociar com valores abaixo dos que se registavam antes do início da invasão da Rússia na Ucrânia, a 24 de fevereiro.

Petróleo sobe

A dar força aos preços está a recuperação da procura da China, o maior importador mundial de petróleo, depois das fortes restrições impostas pelas autoridades por causa da pandemia de Covid-19. Pelo menos três refinarias estatais chinesas e outra privada estão a aumentar as compras de petróleo no próximo mês, perspetivando uma forte procura e um disparo nas exportações de combustíveis no quarto trimestre, avança a agência Reuters.

Por outro lado, o anúncio de Vladimir Putin sobre a mobilização militar parcial aumentou os receios de uma escalada da guerra na Ucrânia, com potencial impacto na oferta de petróleo no mercado.

“As ações e reações irracionais [do Presidente russo] é aqui que vai manter o mercado volátil e agressivo em determinadas ocasiões”, referiu Tamas Varga, analista da corretora de petróleo da PVM Oil Associates, citada pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo sobe 1% com recuperação da procura na China e tensão russa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião