Bolsas cedem mais de 1% com Fed em modo agressivo

Reserva Federal voltou a subir os juros em 75 pontos base pela terceira vez seguida e sinalizou mais aumentos para controlar inflação. Todas as 15 cotadas do PSI abriram no vermelho.

As bolsas europeias acompanham as quedas de mais de 1% registadas na última sessão de Wall Street, com os investidores sob pressão depois de a Reserva Federal norte-americana ter voltado a subir os juros em 75 pontos base pela terceira vez consecutiva, sinalizando mais aumentos para controlar inflação.

O Stoxx 600, o índice de referência europeu, desvaloriza 1,3%, sendo que as outras praças importantes do Velho Continente registam perdas que vão até 1,8%, caso do DAX alemão. As bolsas de Paris e Madrid cedem 1,7% e 1,4% no arranque.

Por cá, o PSI está em baixa de 0,87% para 5.733,69 pontos. A praça nacional colocou ontem um ponto final numa sequência de seis sessões cair, mas volta a terreno negativo esta quinta-feira, com todas as 15 cotadas no vermelho.

Os CTT e o BCP caem mais de 2%, liderando as perdas em Lisboa. A Galp cede 0,86% e a Jerónimo Martins recua 0,73%. No grupo EDP, a EDP e a EDP Renováveis perdem 0,36% e 0,45%.

BCP cede 2%

A Fed subiu os juros para o nível mais elevado desde 2008, colocando as taxas no intervalo entre 3% e 3,25%. As taxas deverão subir até 4,25% e 4,50% no final do ano e 4,50% e 4,75% no final do próximo ano.

Entretanto, a membro da comissão executiva do Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel, referiu que as taxas de juro vão continuar a subir porque a inflação continua em níveis muito elevados, mesmo num cenário de ameaça de recessão na Zona Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas cedem mais de 1% com Fed em modo agressivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião