Governo espanhol estuda criar taxa sobre milionários para combater inflação

O governo espanhol está ponderar criar um imposto sobre os milionários, que serviria para ajudar a financiar o pacote de medidas destinado a combater o impacto da inflação.

O governo espanhol está ponderar criar um imposto sobre os milionários, de forma a arrecadar mais dinheiro para apoiar as famílias no combate à inflação, avança a Bloomberg (acesso pago). O objetivo é taxar cerca de 1% da população espanhola e poderá entrar em vigor já no próximo ano.

“Estamos a propor um esforço de redistribuição por aqueles que têm mais para que possamos financiar o Estado social que pertence a todos”, afirmou o primeiro-ministro espanhol num discurso feito na sexta-feira, citado pela agência, sinalizando que este imposto, à semelhança do imposto extraordinário criado para bancos e empresas do setor energético, ajudaria a financiar o pacote de 30 mil de milhões de euros para conter o impacto escalada da inflação.

A avançar, esta proposta marca um revés na posição tomada pelo governo espanhol, dado que até há relativamente poucos meses o Executivo liderado por Pedro Sánchez tinha afastado avançar com um imposto específico sobre os mais ricos. O objetivo é taxar cerca de 1% da população espanhola e poderá entrar em vigor já no próximo ano. Segundo a Bloomberg, Espanha é único país da União Europeia que já tem uma taxa sobre as fortunas e com esta medida tornar-se-ia um dos primeiros países a impor um novo imposto sobre os ricos.

A inflação em Espanha atingiu os 10,5% em agosto, aliviando pela primeira vez em quatro meses à boleia da redução dos preços dos combustíveis, depois da taxa recorde de 10,8% registada em julho. Mantém-se, ainda assim, acima dos 10% e em máximos de cerca de quatro décadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espanhol estuda criar taxa sobre milionários para combater inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião